Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

sábado, 13 de julho de 2013

Caema implanta sistema de esgotamento sanitário em Itapecuru-Mirim

Visando preservar os aquíferos e melhorar a qualidade de vida da população de cidades do interior do Estado, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) deu início em fevereiro deste ano à segunda etapa da implantação do sistema de esgotamento sanitário da cidade de Itapecuru-Mirim, localizada a 118 km da capital maranhense. A obra está sendo realizada por meio do Projeto de Aceleração do Crescimento (PAC II).

Dentro desse projeto, a Companhia irá construir uma estação de tratamento de esgoto, que será responsável pelo tratamento dos dejetos das bacias A3, A4 e A5; três estações elevatórias de esgotos que conduzirão os esgotos das bacias A3, A4 e A5, o que vai beneficiar toda a população daquele município. O prazo final para a realização das obras é de 18 meses a partir de seu início.

De acordo com o engenheiro George Carvalho Costa, da Gerência de Obras do Interior da Caema, a realização da obra é uma ação de grande importância para a cidade. “O retorno para a população de Itapecuru-Mirim vai ser muito grande, pois vai resolver os problemas causados por doenças naquela população, já que hoje em dia o esgoto in natura que é lançado através de fossas sépticas diretamente no solo, pode contaminar o lençol freático”, disse. Além da saúde pública, a obra também vai trazer benefícios para o meio ambiente.

A primeira etapa da implantação do sistema de esgotamento sanitário de Itapecuru-Mirim foi iniciada em 2011 por meio do PAC I, com a construção de um emissário de esgotos de 2.490 metros; a instalação de 8.811 metros de rede coletora de esgotos e mais de 500 ligações domiciliares, todas integrantes da Bacia A4.

Após a conclusão de todas as obras, os dejetos passarão a ser recolhidos pela rede e serão conduzidos por gravidade para as estações elevatórias de esgotos que por pressão de bombas encaminharão até a estação de tratamento de esgotos do tipo lagoa de estabilização. Após o tratamento o efluente tratado será lançado por meio de um emissário no Rio do Cova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!