Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Projeto Rondon leva universitários para ações voluntárias no Pará e no Maranhão

Moradores de áreas carentes dos dois estados
vão receber capacitação sobre direitos humanos,
 justiça, educação, saúde, cultura, meio ambiente e trabalho
O Projeto Rondon conta com a capacitação de estudantes universitários em comunidades carentes Ampliar.

O Projeto Rondon conta com a capacitação de estudantes universitários em comunidades carentes
Cerca de 600 pessoas entre estudantes e professores universitários participam de ações voluntárias em municípios do Pará e Maranhão por meio da Operação Forte do Presépio, do Projeto Rondon. Os participantes estão, desde sábado (6), em áreas carentes dos estados para desenvolver atividades como oficinas e palestras sobre direitos humanos, justiça, educação, saúde, cultura, meio ambiente e trabalho.

Ao todo, são 60 equipes, formada por oito alunos e dois professores cada, que trabalham divididas em dois grupos para cada município. A capacitação abrange funcionários das prefeituras, professores, profissionais de saúde e educação, além de lideranças locais, que irão atuar como agentes multiplicadores.
A ação é realizada pelo Ministério da Defesa, em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES) e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável e o aumento do bem-estar da população em áreas carentes e isoladas de todo o Brasil. A Operação Forte do Presépio começou no dia 6 de julho e vai até o dia 22.

Participantes
Estudantes do Projeto Rondon conhecem extremos da realidade brasileira
Municípios nordestinos recebem Projeto Rondon
Praticamente a metade dos rondonistas são de Instituições de Ensino Superior de São Paulo e Minas Gerais.  Em paralelo ao Projeto, vinte estudantes vão participar de uma ação cívica social a bordo de um navio da Marinha, que presta atendimento às comunidades ribeirinhas.
O apoio aos rondonistas com transporte, segurança, alimentação e hospedagem ficará a cargo do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), unidade militar da Marinha, e do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), quartel do Exército.

Municípios
A escolha das cidades foi feita a partir de um levantamento dos locais com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e que fazem parte dos programas “Brasil Sem Miséria” e “Território da Cidadania”, ambos do governo federal.

Constituição brasileira prevê assistência jurídica integral e gratuita à cidadãos que não podem pagar 
Projeto Rondon inicia atividades no Pará e em Tocantins

Estão participando das ações os municípios de Augusto Corrêa (PA), Aurora do Pará (PA), Bonito (PA), Capitão Poço (PA), Colares (PA), Concórdia do Pará (PA), Garrafão do Norte (PA), Iguapé-Açu (PA), Ipixuna do Pará (PA), Irituia (PA), Mãe do Rio (PA), Maracanã (PA), Santo Antônio do Tauá (PA), São Caetano de Odivelas (PA), São Domingos do Capim (PA), São Domingos do Capim (PA), São Francisco do Pará (PA), São João da Ponta (PA), São João de Pirabas (PA), São Miguel do Guamá (PA), Tomé-Açu (PA), Tracuateua (PA), Vigia de Nazaré (PA), Centro Novo do Maranhão (MA), Governador Nunnes Ireire (MA), Maracaçumé (MA) e Maranhãozinho (MA).

Projeto Rondon
O Projeto Rondon é um projeto de integração social, coordenado pelo Ministério da Defesa, que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.
Entre os objetivos do Projeto Rondon estão:

- Integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País;
-Consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais; e
-Estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas (Fontes: Ministério da Defesa - com informações do Projeto Rondon).

Confira um vidéo sobre o Projeto Rondon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!