Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Maranhão: Os avanços e desafios da política ambiental do Maranhão para a proteção florestal

“A Política Ambiental do Maranhão para a Proteção Florestal” será apresentada no Seminário Mídia, Ciência e Sustentabilidade, que será realizado desta terça (23) a sexta-feira (26) deste mês, no auditório da Faculdade de Arquitetura da Uema, em São Luís.

Durante quatro dias pesquisadores renomados de vários estados do país ministrarão palestras e participarão de mesas-redondas, que terão como tema central “Ciência, Tecnologia, Urbanismo e Sustentabilidade na Amazônia”.

A programação acadêmica será composta por um ciclo de mesas- redondas e pela conferência de abertura, intitulada “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, a ser proferida pelo professora doutora da Universidade Federal do Pará, Maurício Monteiro, além de renomados professores de diversas universidades do país.

A conferência de abertura será realizada na terça-feira (23), às 20h, com a coordenação da professora doutora Jovelina Maria Oliveira dos Reis (UFMA).

Ao todo, os técnicos da Sema ministrarão três palestras durante a mesa-redonda “Uema-Sema na Rio +20: socialização das ações”, que será realizada a partir das 15h, da sexta-feira (26). A coordenação da mesa-redonda ficará a cargo do professor doutor Protázio Cézar dos Santos, da Universidade Estadual do Maranhão.

Durante essa mesa-redonda “Uema-Sema na Rio +20: socialização das ações” os técnicos da Sema abordaram três temas de grande importância para a preservação do meio ambiente no Estado do Maranhão.

O Seminário Mídia, Ciência e Sustentabilidade tem como objetivos discutir os avanços e os desafios da política ambiental no Maranhão para a proteção florestal e da biodiversidade; a Educação Ambiental no Maranhão; a arquitetura tecnológica e arranjo intelectual da Uema: princípios para o desenvolvimento sustentável do Maranhão; a questão urbana e o desafio da sustentabilidade na Amazônia, entre outros.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) é uma das patrocinadoras do seminário Mídia, Ciência e Sustentabilidade que será realizado no período de 23 a 26 de outubro de 2012, no auditório do Curso de Arquitetura da UEMA.
O evento é uma promoção do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) em parceria com o Departamento de Ciências Sociais (DCS) da Universidade Estadual do Maranhão e o Grupo de Pesquisa Mídia, Meio Ambiente e Sociedade (MIMAS). As inscrições podem ser feitas no Departamento de Ciências Sociais da UEMA (DCS-UEMA). Outras informações: (98) 3245-1232.

Programação

23/10/2012 - Terça-Feira
17h - 18h30 - CREDENCIAMENTO
19h - Solenidade de Abertura
20h - CONFERÊNCIA DE ABERTURA: ‘ Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia’’
Palestrante: Prof. Dr. Maurilio Monteiro (UFPA/NAEA)
Coordenadora: Profa. Dra. Jovelina Maria Oliveira dos Reis (UFMA)
21h - Coquetel e Programação Cultural

24/10/2012 - Quarta-Feira

15h - MESA REDONDA: ‘‘Estado, agricultura e (des)envolvimento: políticas de classe e as contradições do modelo de desenvolvimento da agricultura no Maranhão’’ - Antero Carneiro Ribeiro Filho
‘‘Estudo sobre a atual situação das relações Intergovernamentais emtorno da efetivação da Grande São Luís’’ - Eduardo Celestino Cordeiro
Relação rede urbana e sistema de saúde: aplicabilidade ao planejamento em São Luís - MA’’ - Yata Anderson Gonzaga Masullo - Coordenadora: Raylla Cristine Dias Lima – Graduanda em Ciências Sociais (UFMA).
17h - MESA REDONDA: A questão urbana e o desafio da sustentabilidade na Amazônia’’ - Palestrantes: Prof. Dr. Saint-Clair (UFPA/NAEA), Prof. Dr. Frederico Burnett (UEMA) e Profa. Dra. Rosirene Lima (UEMA) e a Coordenadora: Josenilde Cidreira Dorneles de Moraes - Mestranda em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (UEMA/PPDSR).
18h30 - MESA REDONDA-Mulheres da Amazônia: cidadania e Sustentabilidade’’ - Palestrantes: Profa. Dra. Rosa Acevedo Marin (UFPA/NAEA), - Profa. Dra. Vivian Sabóia (UEMA), Profa. Dra. Cynthia Carvalho (UEMA) e Profa. Dra. Helciane de Fátima Abreu Araújo (UEMA)Coordenadora: Myrian Silvana da Silva Cardoso - Mestre em Engenharia Civil - Arquiteta e Urbanista- Professora da UFPA

25/10/2012 - Quinta-Feira
15h - MESA REDONDA: A Amazônia sustentável sob a ótica da mídia’’
Palestrantes: Profa. Dra. Jovelina Maria Oliveira dos Reis (UFMA), Prof. Dr. Protásio Cézar dos Santos (UEMA), Prof. Dr. Manuel Sena Dutra (UFPA)
Coordenador: Prof. Dr. José Sampaio de Mattos Júnior (UEMA/PPDSR). - ‘‘Uema - Sema na Rio+20: socialização das ações’’
15h- MESA REDONDA: ‘‘Agenda 21 na Amazônia Legal: o caso do município da Raposa- MA’’ -Profa. Dra. Andrea Araújo (CECEN-UEMA)
‘‘Arquitetura tecnológica e arranjo intelectual da Universidade Estadual do Maranhão: princípios para o desenvolvimento sustentável do Maranhão’’.
Jucivan Ribeiro Lopes - Gerente do Núcleo Geoambiental (UEMA).‘‘Percepções pós Rio + 20’’ - Prof. Dr. Alessandro Costa da Silva (UEMA).
‘‘Avanços e desafios da política ambiental do estado do Maranhão para a proteção florestal e da biodiversidade’’ - Clarissa Coelho Costa - Superintendente de Biodiversidade e Áreas Protegidas / SEMA-MA.‘‘A construção participativa de um Estado sustentável: um olhar sobre a política e o sistema estadual de educação ambiental do Maranhão’’ - Eliane Oliveira de Abreu Alhadef – Superintendente de Educação Ambiental / SEMA-MA.‘‘A utilização da geotecnologia para o aprimoramento da fiscalização ambiental: olhos sobre o Maranhão’’- Marcos Carlos de Mesquita Neto – Superintendente de Fiscalização / SEMA-MA. - Coordenador: Prof. Dr. Protásio Cézar dos Santos (UEMA)
17h - Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!