Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Comefc realiza Audiência Pública no município de Tufilândia

Cerca de 200 pessoas participaram neste sábado (20), de mais uma audiência pública do Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão (COMEFC). A cidade de Tufilândia recebeu a comitiva do consórcio, composta pelo prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Atemir Botelho; o prefeito de Pindaré Mirim, Walber Furtado; Allan Linhares, prefeito de Bacabeira; Leoncio Lima, Diretor Administrativo COMEFC, autoridades, vereadores, representantes de comunidades e lideranças religiosas.

O anfitrião da reunião, o prefeito de Tufilândia, Raimundo Neto, iniciou as falas da mesa de honra, e disse que se sente orgulhoso por fazer parte do consórcio. “Uma causa que é pioneira, uma causa que beneficiará nossa população, merece todo o apoio possível. A VALE só nos causa danos, por isso precisamos nos unir”, afirmou o prefeito.

Mostrando-se preocupado com a duplicação da ferrovia Carajás, Leoncio Lima, Diretor Administrativo do COMEFC, enfatizou que os mais 726 km de ferrovia construídos trarão muitos problemas ao Maranhão. “Se passamos por todas essas dificuldades com apenas essa estrada, não podemos mensurar o tamanho do estrago que está por vir”, concluiu o Diretor.

Atemir Botelho, que estava representando a presidente do consórcio, Cristiane Damião, falou que o motivo do COMEFC percorrer todos os municípios que sofrem influência da estrada no Maranhão, é discutir e avaliar de perto todos os problemas enfrentados por estas comunidades. “Estamos propondo alternativas que deveriam ter sido espontâneas e realizadas pela VALE. Não somos nós que passamos pela VALE, é ela que passa no nosso território. É justo compensar”, finalizou.

Na última sexta-feira (19), durante audiência pública realizada no município de Alto Alegre do PIndaré, mais de 700 pessoas iniciaram uma paralisação de advertência no trecho da ferrovia. Por cerca de 2 horas os manifestantes reivindicavam o pagamento dos passivos que deveriam ser repassados pela VALE aos municípios impactados (Fonte: Nathalia Virginia - Assessora de Imprensa COMEFC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!