Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de junho de 2013

Representantes de 18 municípios participam de Conferência de Meio Ambiente em Imperatriz

A Secretária Adjunta de Desenvolvimento Sustentável da Sema, Lorena Sabóya, representando o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, Victor Mendes, fez a abertura da Conferência Regional do Meio Ambiente em Imperatriz. O evento foi aberto na manhã desta sexta-feira (21/06), no Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz.

 Após agradecer a presença de todos, Lorena Sabóya destacou ser esta a nona conferência realizada, sendo um divisor de águas, tendo como tema “Gestão de Resíduos Sólidos”, um assunto instigante e desafiador. “Desde 2010 estamos discutindo a formulação de uma política específica sobre o assunto. Temos um papel importante para desenvolver nesse cenário", frisou.

A secretária Adjunta da Sema parabenizou a Prefeitura de Imperatriz pela realização da conferência municipal, observando que a Lei dos Resíduos Sólidos é parte de uma política compartilhada em que todos são responsáveis pela sua implementação e pelo seu desenvolvimento. "Estamos dispostos a realizar um evento à altura das exigências e das necessidades da região", afirmou Lorena Sabóya.

Ao final, ela agradeceu as comissões organizadora e executiva do evento, pelo trabalho realizado para que tudo ocorra dentro do planejado, e também à Associação dos Catadores e à Associação das Quebradeiras de Coco da região, pelo comparecimento.

 O secretário Municipal de Meio Ambiente de Imperatriz, Cleto Vasconcelos, que representou o prefeito Sebastião Madeira, na solenidade, falou da importância do debate e do tema proposto. "Temos que pensar na qualidade de vida das nossas gerações presentes e futuras e o tema propõe esta reflexão. É nossa responsabilidade fazermos tudo o que pudermos para acabarmos com os lixões até 2014, como propõe a Lei nº 12.305/ 2010. Um marco regulatório importante porque define os prazos de extinção desses locais, por meio do tratamento dos resíduos sólidos", lembrou.

Representantes de diversos segmentos sociais de 23 municípios maranhenses foram mobilizados para esta nona etapa regional da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente. Entre eles, integrantes de organizações não governamentais, movimentos sociais, entidades, empresas, instituições de ensino e pesquisa, indígenas, representantes do Ministério Público e dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário . 

As discussões nos grupos de trabalho
A Conferência Regional do Meio Ambiente também contou a presença do Prof. Dr. em Ciências da Engenharia Ambiental, Ozelito Possidônio de Amarante Júnior, que ministrou a palestra "Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos: redução de impactos ambientais". Na ocasião, o pesquisador lembrou que até o ano de 2014 tem que se encontrar soluções para o tratamento dos resíduos sólidos e extinguir os lixões.

Possidônio deu um exemplo simples para conseguir isso, com a organização dos catadores em cooperativas. “Eles poderão fazer a seleção do lixo e a prefeitura poderá contratar essas cooperativas até com dispensa de licitação. As cidades podem ser divididas por setores e realizarem a coleta seletiva por áreas. Ações que ajudariam muito as cooperativas", explicou.

O palestrante também apresentou dados importantes relacionados ao tema com o objetivo de despertar a reflexão entre os participantes. Segundo Possidônio 60% dos resíduos levados para os aterros ainda são restos de alimentos que poderiam ser utilizados para produção de adubos.

Para o especialista realizar conferências para discutir esse tema é uma forma de contribuir para que a Política Nacional de Resíduos Sólidos não fique restrita ao papel. "O fato de o Estado estar realizando as conferências com o tema Resíduos Sólidos, imediatamente, após o sancionamento da Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, faz com que as pessoas fiquem próximas do tema e, principalmente, se apropriem dos princípios trazidos pela lei modificando as suas ações na vida cotidiana", disse.

Para o Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, Victor Mendes, essas conferências são fóruns importantes e democráticos onde toda a sociedade tem a oportunidade de discutir a gestão dos resíduos sólidos, compartilhar ideias e, principalmente, propor alternativas que possam contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Maranhão.
  
Série
O evento em Imperatriz integra uma série de 11 Conferências Regionais sobre o tema, iniciada no dia 8 de maio, com encerramento programado para 5 de julho. Até o momento já foram realizadas conferências regionais em Chapadinha (8/5), em Itapecuru Mirim (10/5), Barra do Corda (22/5), Presidente Dutra (24/5), Santa Inês (4/6), Bacabal (6/6), Caxias (11/6) e Balsas (18/6). Os outros municípios que sediarão as próximas etapas preparatórias para a IV Conferência Estadual do Meio Ambiente são Pinheiro e São José de Ribamar.

O tema "Gestão de Resíduos Sólidos” está sendo discutido simultaneamente nos demais estados brasileiros e será debatido por representantes de todos os estados da federação durante a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente que será realizada, em Brasília, no período de 24 a 27 de outubro (Fonte: Sema).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!