Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Conferência Regional do Meio Ambiente reúne mais 200 pessoas em Caxias

foto divulgação: SEMA
Cerca de 200 pessoas participaram na Diocese de Caxias, no Centro de Treinamento, no Morro do Alecrim, nesta terça-feira (10), da sétima etapa regional da Conferência Estadual do Meio Ambiente que debate a “Gestão de Resíduos Sólidos no Maranhão”.

Para a conferência em Caxias foram convidados indígenas, integrantes de organizações não governamentais, de movimentos sociais, de entidades, empresas, instituições de ensino e pesquisa, além de representantes do Ministério Público e dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de onze municípios. Eles foram mobilizados em Aldeias Altas, Alto Alegre do Maranhão, Buriti Bravo, Caxias, Codó, Coroatá, Matões, Parnarama, São João do Sóter, Timbiras e Timon.

A secretária-adjunta de Desenvolvimento Sustentável da Sema, Lorena Sabóya, representando o Secretario de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, Victor Mendes, abriu os trabalhos destacando a importância e a atualidade do tema do evento.

“A Conferência tem um tema muito atual. Temos um prazo a cumprir e já temos um plano estadual de resíduos sólidos. É necessário que os municípios, junto com a sociedade civil organizada, empresas e demais cidadãos, se sensibilizem e se conscientizem do seu papel para a produção e consumos mais sustentáveis e também para a gestão correta dos resíduos sólidos. Espero que da conferência saiam boas propostas”, disse Lorena Sabóya.

Alcione Lopes da Silva, delegada da sociedade civil organizada, eleita na Conferência Municipal de Codó, representou a sociedade civil organizada no evento. Ela ressaltou a importância de todos os segmentos participarem das conferências e debaterem sobre o tema proposto.

A palestra “Resíduos sólidos e a sua relação com a produção e o consumo sustentáveis, a redução dos impactos ambientais e a educação ambiental e geração de emprego e renda”, ministrada pelo Secretário de Meio Ambiente do Município de Caxias, Ivanilson Pereira, também serviu de subsídios para as discussões nos quatro grupos de trabalho do evento.

Pereira destacou que a utilização incorreta dos aterros sanitários, com a disposição de resíduos que poderiam ser reciclados e reutilizados, reduz o tempo de vida útil desse tipo de aterro. O secretário também reforçou a necessidade e a urgência da implantação da coleta seletiva, da implementação da logística reversa e da educação ambiental. Ele citou, por exemplo, que os resíduos da construção civil também podem ser reaproveitados e ressaltou que existem diferenças entre lixão, aterro controlado e aterro sanitário e citou exemplos de tecnologias que podem ser utilizadas para o tratamento ambientalmente adequado desses resíduos.

A Conferência em Caxias é um importante evento da pauta ambiental de 2013. É um fórum no qual os representantes da sociedade podem expor preocupações, dividir responsabilidades e apresentar reivindicações e sugestões que aprimorem a política ambiental do país.

O evento foi encerrado no início da noite após as discussões, a elaboração e escolha das propostas pelos Grupos de Trabalho e pela eleição das propostas e dos delegados pela plenária. A expectativa é de que em Caxias sejam eleitos trinta e quatro (34) delegados. Eles deverão participar da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente marcada para o período de 3 a 5 de setembro de 2013, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.

Apresentações

Em Caxias, a Conferência Regional do Meio Ambiente também foi marcada por apresentações culturais e exposições. Durante a abertura do evento houve a apresentação do Grupo Reisado Mirim, do Campo de Belém, do município de Caxias e uma exposição de materiais reciclados organizada pelo Instituto de Ações Socioambientais de Caxias. Esse instituto já retirou mais de vinte e cinco mil garrafas pets do meio ambiente desde julho de 2012. Segundo os representantes do Instituto, Francisca Ramos e Luís Neves, a entidade também reutiliza óleo de cozinha.

A Escola Maria Luiza Pereira apresentou uma exposição de produtos feitos com materiais reciclados. Entre eles, papelão, jornal, caixas de leite e retalhos de tecidos. Os produtos são elaborados pelos estudantes com deficiência sob a orientação dos professores. A escola também utiliza produtos reciclados na confecção de materiais de apoio pedagógico como forma de aliar a inclusão social à reciclagem e à educação ambiental. (Fonte: SEMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!