Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Piauí - Reserva do Pescador é aprovada por moradores de Barra Grande

Maquete da Reserva do Pescador  (Foto:Divulgação)
A Secretaria do Turismo do Piauí realizou, nesta sexta-feira (14), uma audiência pública na comunidade de Barra Grande, município de Cajueiro de Praia, para apresentar a Reserva do Pescador, uma área biológica voltada para a educação ambiental, que foi aprovada por unanimidade pela comunidade local. O projeto foi elaborado pela Setur para substituir uma proposta antiga que chegou a ser iniciada em Barra Grande mas e foi paralisada em 2010, por conta de uma ação judicial movida por alguns empresários locais.

Segundo o secretário do Turismo do Piauí, José Icemar Lavôr Nery, o Nerinho, a audiência pública foi uma forma de ouvir a comunidade. “É uma determinação do governador Wilson Martins ouvirmos a comunidade. A Reserva do Pescador só será construída se a população aprovar o projeto. A Setur teve toda uma preocupação de seguir a determinação da Justiça, em adequar o projeto utilizando madeira reflorestável, utilizar a área de forma que não agrida o meio ambiente e que possa agregar ainda mais valor para a praia de Barra Grande”, disse.

O procurador federal, Keslton Lages, disse que o antigo projeto da Praça do Pescador atendeu todos os requisitos solicitados pelo Ministério Público, mas alguns empresários entenderam que não, e resolveram judicializar o processo. “Acompanhamos todo o processo dessa obra. Maquete da Reserva do Pescador(Foto: Divulgação)Acompanhamos o processo na justiça, entendemos que o Estado cumpriu todas as exigências do Ibama, ICMBio, SPU e por isso, não há o que se contestar no projeto. Agora estamos ouvindo a comunidade, para que eles possam conhecer esse novo projeto e também opinar”, explicou.

Para a prefeita de Cajueiro da Praia, Vânia Ribeiro, a obra é importante para o desenvolvimento do município. “Fiquei feliz por a comunidade entender a importância desse projeto, e podermos receber esse investimento de cerca de R$ 500 mil”, afirma. O representante da Superintendência do Patrimônio da União, Marconi Rodrigues, fez um resumo de todo o processo já feito com a comunidade desde 2010, e reafirmou que o terreno onde a Reserva do Pescador será construída foi cedido pela União.

O Projeto

O projeto Reserva do Pescador, consiste em uma área que terá uma passarela elevada, com um mirante feito de madeira de eucalipto, e uma reserva botânica aproveitando a flora local e com coqueiros que serão irrigados por gotejamento. A Reserva do Pescador será um novo ponto turístico em Barra Grande. A área será uma espécie de parque ambiental, que dará acesso ao mar e terá um Mirante para a contemplação da paisagem. Abaixo do mirante, existirá uma área que poderá ser utilizada para educação ambiental com enfoque no peixe-boi, da tartaruga, do cavalo-marinho, além do ecoturismo.

O arquiteto do projeto, Júlio Medeiros, explicou que a área será um grande parque ambiental, e a passarela terá uma altura de 70 centímetros e um mirante de 12 metros de altura. “Fizemos um projeto atendendo demandas que ouvimos da comunidade, pensando na movimentação da areia, na preservação das espécies naturais que já existem na área e usando material reflorestável, vamos utilizar um projeto de gotejamento para irrigar o local pensando, principalmente, na economia da água”, disse o arquiteto.

A moradora Ester Muniz, que faz parte da Associação de Nativos de Barra Grande, disse que esse novo projeto ficou muito bonito e agora a comunidade se sente segura. “Antes, eu não aprovava o projeto. Agora, eu quero dar parabéns à Setur, porque entendo que o projeto se preocupa com um turismo sustentável. Quanto à gestão compartilhada da área, eu entendo que nós da comunidade precisamos fazer a nossa parte”, disse.

O empresário Ariostro Ibiapina parabenizou o arquiteto Júlio Medeiros, e disse que agora a Reserva do Pescador vai beneficiar o turismo em Barra Grande. “Estávamos preocupados que esse projeto pudesse prejudicar as pousadas de Barra Grande, já que os turistas nos procuram, principalmente por conta da tranquilidade do povoado. Da forma como o projeto foi apresentado, que será uma Reserva Ambiental, estamos confiantes que teremos um novo ponto turístico e de contemplação”, afirma.

A Reserva do Pescador tem recursos do Ministério do Turismo e contrapartida do Governo do Piauí, após a licitação, o projeto tem prazo de construção de 120 dias.

ICMBio elogia o processo

A representante do ICMBio e da APA do Delta, Patrícia Claro, disse durante a audiência Pública, que a Secretaria do Turismo do Piauí, está de parabéns por ter planejado com antecedência esse processo. Segundo Patrícia, o ICMBio foi convidado para a audiência com bastante antecedência e também teve oportunidade de ver o projeto e discutir com o arquiteto. “Recebemos esse projeto com antecedência e tivemos a oportunidade de fazer observações ao projeto antes mesmo dele ser apresentado à comunidade. Como muitas pessoas não têm acesso à internet fizemos esse trabalho de apresentar o projeto para a comunidade”, disse. Gestão será feita pela Prefeitura e comunidade, o secretário do Turismo, José Icemar Lavor Nery, o Nerinho, disse que a Reserva do Pescador será entregue para o município de Cajueiro da Praia. “Assim que a obra ficar pronta, ela será entregue para a prefeitura de Cajueiro da Praia, para que a mesma possa gerir em parceria com a comunidade e os órgãos ambientais”, explica.

A prefeita de Cajueiro da Praia, Vânia Ribeiro, disse que a prefeitura está disposta a receber a obra e criar uma gestão compartilhada. “Vamos criar um Comitê Gestor junto com a comunidade e os órgãos ambientais, para cuidar da manutenção e da coleta de lixo de forma seletiva e da utilização também do espaço para cursos e atividades educativas”, disse (Fonte: Gov. Piauí).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!