Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de março de 2013

Promotoria do Meio Ambiente do MPM discute desobstrução do Calçadão



O coordenador Chico do Planalto (Defesa Civil)
defende amplo debate e alternativas para o
 acesso das viaturas de emergência - Foto Divulgação
O Ministério Público do Maranhão, por intermédio da Promotoria do Meio Ambiente, realizará nesta quinta-feira (21), às 9h, reunião para discutir a desobstrução do Calçadão, a maior área comercial de Imperatriz, proposto pelo tenente-coronel Sandro Saraiva, comandante do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros (3º GBM).

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), órgão ligado à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra), recebeu oficialmente no dia 15 de janeiro laudo técnico do Corpo de Bombeiros solicitando a desobstrução do Calçadão. “Li a conclusão do documento e fiquei estarrecido com a altitude do comandante, pois temos limitações e sugerimos que fossem ouvidos os diversos segmentos de classe”, ressaltou o coordenador Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto.

Segundo ele, a medida adotada foi encaminhar ofício ao tenente-coronel Sandro Saraiva (Corpo de Bombeiros) para que o problema fosse amplamente debatido junto à Associação dos Lojistas do Calçadão. Contudo, o oficial resolveu direcionar a correspondência ao deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA), que por sua vez encaminhou ao secretário de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), Aluísio Mendes. “O secretário então decidiu encaminhar o caso à Procuradora-Geral do Ministério Público, Fátima Travassos, que solicitou providências à Promotoria do Meio Ambiente em Imperatriz”, disse.

Chico do Planalto explicou ainda que, em atendimento à solicitação da Promotoria, elaborou um minucioso laudo que descreve a quantidade de obstáculos existentes na área comercial do Calçadão: 25 bancos (fixo) de concreto; 17 postes de iluminação pública; 8 canteiros centrais; 20 árvores; 04 placas de publicidades, 01 outdoor; 49 lojas; 01 posto policial e dormentes fixos nas entradas.

Reunião – Participarão da reunião os representantes da Câmara Municipal de Imperatriz; Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra); Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento; Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Delegacia Regional de Polícia Civil; Coordenadoria Municipal de Defesa Civil; 3º Grupamento de Bombeiros Militar (3º GBM); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII); Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema); Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e a Oi Telefonia.

Defesa Civil defende instalação de hidrantes

O coordenador Chico do Planalto (Defesa Civil) entende que o Calçadão, construído há três décadas, se transformou em patrimônio público (tombado) de Imperatriz. “Nós entendemos a preocupação do comandante do Corpo de Bombeiros, porém temos que encontrar uma alternativa, inclusive a preservação de árvores”, disse.

Ele argumentou que “a proposta do comandante em demolir o Calçadão não pode ser aceita sem que antes haja um amplo debate e alternativas para viabilizar o acesso emergencial das viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros”.

Chico do Planalto esclareceu que não está defendendo lojistas do Calçadão, mas sim um debate técnico para que alternativas sejam encontradas durante a reunião que será realizada nesta quinta-feira (21). “Vamos sugerir a instalação de hidrantes (equipamento de segurança de rua usado como fonte de água para ajudar no combate a incêndios) na área comercial do Calçadão”, recomenda.

Ele propõe a parceria dos lojistas, do Governo do Estado e da Prefeitura de Imperatriz para que os hidrantes sejam instalados no Calçadão. “O município não dispõe de condições financeiras de viabilizar sozinho a instalação desses equipamentos, pois é preciso que haja um conjunto de ação”, concluiu. (Fonte: ASCOM MPM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!