Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de março de 2013

Parceria entre Prefeitura e população inicia projeto “Amigos do Verde”


A Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto de Paisagem e Urbanismo (Impur), buscando fortalecer a cidadania, formar a consciência ambiental na população e aumentar a qualidade de vida, inicia o lançamento do projeto “Amigos do Verde”, onde está firmada a parceria entre o poder público e a população para ampliar a área verde da capital e preservar o patrimônio ambiental já existente.

O projeto começou este ano e partiu da iniciativa do médico Raul Almeida, que reuniu um grupo de amigos para iniciar o plantio de novas espécies no bairro Renascença II, em parceria com o Impur. A primeira ação da parceria ocorreu na manhã deste domingo (17), na avenida do Vale, no Renascença II, onde foram plantadas 12 mudas de árvores nativas, constituídas por mudas de pau-brasil, pata-de-vaca, jacarandá, carambola e ipê.

Raul Almeida aproveitou a ocasião para incentivar as três filhas pequenas a participarem do plantio e ressaltou a importância de envolver toda a população no processo de arborização da capital. “Estamos cuidando do nosso patrimônio, tornando possível que nossos filhos desfrutem de um ar mais limpo e de uma cidade mais bonita. Saber que a Prefeitura está trabalhando para isso é fundamental”, disse.

Para o presidente do Impur, Marcone Loyola, a parceria é a concretização do objetivo da atual gestão municipal de trabalhar em ações conjuntas com a população ludovicense. “Queremos que todos se sintam integrados no desejo de participar dessas ações. Nosso maior interesse é que a população mantenha o patrimônio que estamos construindo, preservando-o e mantendo-o para que a cidade ganhe ainda mais em qualidade de vida”, destacou.

Há cerca de mil mudas de árvores nativas e palmeiras a serem plantadas na capital. Depois de plantadas, essas árvores ajudarão a diminuir a temperatura elevada da cidade e a recuperar o carbono perdido com a poluição.

A prioridade atual, segundo Marcone Loyola, é estender as ações do projeto “Amigos do Verde” por toda a capital, através do plantio e manutenção de novas árvores nos bairros e avenidas, e da adesão de novos interessados ao projeto. A ação visa conscientizar os cidadãos da importância de manter as árvores que estão sendo plantadas e que, em alguns casos, não sobrevivem ao clima seco do verão por falta de água.

Outras ações

Nas próximas semanas, novas mudas serão plantadas por toda a extensão da avenida Castelo Branco. Na Avenida dos Holandeses, palmeiras secas serão retiradas para realização do plantio de novas árvores nativas, como jacarandá e ipê, e áreas adequadas para o plantio de árvores frutíferas começarão a ser mapeadas (Fonte: Prefeitura de São Luís).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!