Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

MPMA e instituições parceiras combatem pesca predatória na região de Bacabal


PESCA PREDATÓRIA/MARANHÃO

Foto: ilustrativa
Na ultima quarta e quinta-feira (14 e 15), a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Bacabal, que tem como titular a promotora Klycia Luiza Castro de Menezes, em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental, as Colônias de Pescadores de Bacabal e Lago Verde, e a Associação de Proteção ao Meio Ambiente do Médio Mearim, realizou fiscalização de combate à pesca predatória nos lagos dos Municípios de Lago Verde e Conceição do Lago Açu, além do Rio Mearim e seus afluentes.

Durante a operação, foram apreendidas redes de pesca fora dos padrões permitidos, armas de fogo, animais silvestres abatidos e peixes capturados com utilização de técnicas proibidas, como a pesca de "arrasto", "dobradão" e a decorrente de "tapagens". Durante a fiscalização, as tapagens encontradas nos igarapés e no rio Mearim foram destruídas e os peixes que se encontravam presos às armadilhas foram liberados e devolvidos à água. Os peixes apreendidos, que já haviam sido pescados e encontrados em poder dos pescadores, foram destinados à Associação da Caridade Social Maranhão Piauí Madre Rosa, em Bacabal, que trabalha com crianças e adolescentes carentes. Os pescadores surpreendidos praticando crime ambiental foram conduzidos à Delegacia de Polícia para a instauração do procedimento investigatório policial cabível.

As fiscalizações continuarão acontecendo na região, principalmente durante o período da piracema, em que é proibida a pesca, por ser o momento de reprodução dos peixes (Fonte: Ministério Público do Estado do Maranhão por CCOM-MPMA).

Geísa Batista
Analista de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!