Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Entidades assinam termos para despoluir praias da capital

DEGRADAÇÃO da COSTEIRA


Nesta quarta-feira (29) foi assinado um termo de compromisso para resolver o problema da poluição das praias de São Luís/MA. O acordo foi assinado durante a Conferência de Sustentabilidade e prevê ações entre órgãos federais, estaduais e municipais. O evento foi realizado no auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa do Maranhão - Alema, no Cohafuma, e se estendeu até o fim da tarde da última quarta-feira (29). O objetivo é envolver a sociedade na busca por soluções integradas, bem como promover a discussão de políticas públicas para o planejamento integrado da gestão da orla.

Na Conferência Estadual de Sustentabilidade, a discussão foi exatamente sobre as condições das praias da capital. Segundo o promotor de Justiça do Meio Ambiente, o problema é antigo e foi causado principalmente pelo licenciamento desordenado de empreendimentos imobiliários na capital. “O desenvolvimento não veio contra os interesses da sociedade. Ele veio porque a sociedade pediu. Só que a infraestrutura não era suficiente”, destacou Fernando Barreto.

No evento foi assinado um termo de compromisso entre os órgãos federais, estaduais e municipais, para que aconteçam ações rápidas, efetivas, capazes de combater a poluição e a degradação ambiental nas praias da orla de São Luís e na Lagoa da Jansen. “Que a sociedade se incorpore a esse processo, cobre, que ela permaneça nos conselhos municipais, que ela vá para as audiências públicas. O momento é esse, de compreensão de papeis e de uma atividade mais ativa”, finalizou promotor.

A conferência antecede outro evento que será realizado no dia 15 de setembro, pela primeira vez, em São Luís: oDia Mundial da Limpeza das Praias, Rios, Lagos e Lagoas, conhecido mundialmente como Clean up the world - CUW. É uma das maiores ações globais de limpeza e conservação do meio ambiente. Um dos objetivos do evento na capital maranhense é conscientizar a população sobre a importância de manter as praias, rios, lagos e lagoas sempre limpos por meio de atitudes sustentáveis. O evento será realizado, simultaneamente, nos Estados do Rio de Janeiro, Sergipe, Santa Catarina, São Paulo e Paraná e em outros 125 países.

Segue anexa a carta de compromisso.

Geísa Batista
Analista de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!