Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PEC dos Jornalistas é aprovada no Senado

COMEMORANDO
novembro 30, 2011 |

A Proposta de Emenda à Constituição que restabelece o diploma de jornalismo para atividade profissional, de autoria do Senador Antônio Carlos Valadres (PSB-SE), foi aprovada há pouco no Senado Federal. O resultado final foi 65 votos favoráveis contra apenas 7 manifestações contrárias. Entre os que votaram “Não” à PEC, estão os senadores Fernando Collor de Melo (PTB), Aloísio Nunes (PSDB), Demóstenes Torres (DEM), Kátia Abreu (PSD) e Renan Calheiros (PMDB).

A PEC dos Jornalistas, que inclui a exigência do diploma de curso superior de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, para o exercício da profissão de jornalista.

A votação teve protesto do líder do DEM, senador Demóstenes Torres (DEM/GO), que pediu um olhar crítico para o monopólio dos veículos de comunicação. “Nesses últimos anos, esses cursos de jornalismo, o que mais têm feito, é formar analfabetos funcionais”, criticou Fernando Collor (PTB-AL).

Como se trata de uma PEC ela deverá ser votada ainda em segundo turno no Senado. Referendada, ela será remetida à Câmara dos Deputados.
Autor de proposta idêntica e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma de Jornalista, o deputado federal Paulo Pimenta (PT) destcou que esse resultado é fruto também da grande mobilização feita pela Federação Nacional dos Jornalistas e de todos jornalistas e estudantes do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!