COMEMORANDO
novembro 30, 2011 |
A Proposta de Emenda à Constituição que restabelece o diploma de jornalismo para atividade profissional, de autoria do Senador Antônio Carlos Valadres (PSB-SE), foi aprovada há pouco no Senado Federal. O resultado final foi 65 votos favoráveis contra apenas 7 manifestações contrárias. Entre os que votaram “Não” à PEC, estão os senadores Fernando Collor de Melo (PTB), Aloísio Nunes (PSDB), Demóstenes Torres (DEM), Kátia Abreu (PSD) e Renan Calheiros (PMDB).
A PEC dos Jornalistas, que inclui a exigência do diploma de curso superior de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, para o exercício da profissão de jornalista.
A votação teve protesto do líder do DEM, senador Demóstenes Torres (DEM/GO), que pediu um olhar crítico para o monopólio dos veículos de comunicação. “Nesses últimos anos, esses cursos de jornalismo, o que mais têm feito, é formar analfabetos funcionais”, criticou Fernando Collor (PTB-AL).
Como se trata de uma PEC ela deverá ser votada ainda em segundo turno no Senado. Referendada, ela será remetida à Câmara dos Deputados.
Autor de proposta idêntica e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma de Jornalista, o deputado federal Paulo Pimenta (PT) destcou que esse resultado é fruto também da grande mobilização feita pela Federação Nacional dos Jornalistas e de todos jornalistas e estudantes do país.
Leio Jornalismo no seu idioma com Translate
Pesquisar este blog
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Palestra sobre xamanismo O xamã gaúcho Orestes Grokar estará realizando nesta sexta-feira, dia 13, às 19h30, no Xama Teatro (Rua Rua 1...
-
Evento em São Luís do Maranhão discute a situação de municípios em torno de refinaria Trocar experiências, obstáculos e possibilidade...
-
Cuiabá - capital de Mato Grosso; depois de 210 km de estrada asfaltada (serviço de ônibus convencional e vans) chega-se ao terminal de ôni...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!