As agendas serão em São Mateus, Codó, Coroatá, Peritoró e Cantanhede a partir desta segunda-feira (18)
O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur/MA) e da Coordenação Estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), realiza, entre os dias 18 e 22 de agosto, uma série de ações de orientação e cadastro voltadas aos artesãos maranhenses. As atividades fazem parte de um roteiro criado pela Setur-MA, atendendo às solicitações de municípios que buscam levar aos seus artesãos informações e benefícios oferecidos pelo PAB.
O trabalho tem como objetivo ampliar o acesso à Carteira Nacional do Artesão, documento que garante direitos e oportunidades como participação em feiras, cursos e capacitações. Além do cadastro, a equipe realiza palestras sobre políticas públicas voltadas ao setor e presta orientações para fomentar e valorizar o artesanato no estado.
Para realizar o cadastro, é necessário apresentar cópia dos seguintes documentos: Carteira de Identidade ou documento oficial com foto; CPF; comprovante de residência ou declaração e uma foto 3x4. Também é preciso levar uma peça pronta de cada matéria-prima ou técnica a ser cadastrada. O teste de habilidade poderá ser feito no local ou, em casos específicos, mediante envio de vídeo, conforme a técnica trabalhada.
Nesta semana, as ações acontecem em São Mateus (18/08), Codó (19/08), Coroatá (20/08), Peritoró (21/08) e Cantanhede (22/08), este último com foco especial nas comunidades quilombolas.
O atendimento é gratuito e aberto a todos os artesãos que desejam regularizar sua situação ou ingressar no Programa.
SERVIÇO:
O quê: Ações de cadastro e orientação para artesãos maranhenses
Quando: 18 a 22 de agosto
Onde: São Mateus, Codó, Coroatá, Peritoró e Cantanhede
Sugestão de Entrevistado: Liliane Castro, coordenadora estadual do PAB, e participantes das ações.
Texto: Geíza Batistta
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!