A arte tem o poder de nos emocionar e nos conectar com a cultura local. No final de semana que antecedeu o dia de São João, os artesãos maranhenses aproveitaram a oportunidade para mostrar e comercializar produtos únicos durante eventos juninos. Neste contexto, os artesãos do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama) participaram do Arraial da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), que começou na noite de quinta-feira (20) e terminou ontem (23).
“Os eventos são excelentes oportunidades para os artesãos maranhenses venderem produtos e terem contato direto com o grande público interessado no artesanato, no processo de criação e na história que cada item carrega”, afirmou a secretaria de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
Artesã há 34 anos, Lúcia Franco reforçou a importância dos arraiais para as vendas do artesanato local. "É com muita alegria que nós estamos aqui participando mais um ano do Arraial na Alema. É maravilhoso a gente ter mais uma oportunidade de mostrar o nosso trabalho. Temos o Arraial do Ipem, o Arraial da Assembleia, espaços onde a administração nos procura para que possamos expor nosso trabalho e nós comparecemos, porque é um período muito bom para a gente vender", pontuou.
“Os turistas e visitantes sempre frequentam os arraiais, eles adoram levar um pouco do nosso trabalho para a terra deles. Para mim, foi muito importante estar em mais esse ponto de venda, porque além da minha renda aumentar, eu tenho a oportunidade de mostrar o meu trabalho, meu artesanato, ter uma visibilidade maior e também reconhecimento. Tive mais uma oportunidade das pessoas levarem o meu trabalho para fora do estado e mostrarem a nossa cultura popular através de lembranças”, completa a artesã Lúcia Franco.
Segundo a coordenadora Estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Liliane Castro, a participação enriqueceu ainda mais a experiência do público que compareceu ao Arraial da ALEMA.“ A ação social foi magnífica e fortalece o artesanato maranhense. Os artesãos tiveram a oportunidade de trabalhar e obter mais renda durante o período junino”, ressaltou Liliane Castro.
Texto: Geísa Batista
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!