Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Maranhão incluíso no Projeto de Conservação de Espécies Ameaçadas


No dia Mundial da Biodiversidade, comemorado no dia 22/05, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), por meio da Superintendência de Biodiversidade e Áreas protegidas, participou, em Brasília, da primeira reunião e lançamento do Projeto Estratégia Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (GEF-Pró-Espécies). A ideia é minimizar os impactos sobre as espécies ameaçadas, especialmente sobre aquelas que não estão contempladas por instrumentos de conservação existentes.

Através do GEF que será realizado o plano de manejo do Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís. O projeto atuará em pelo menos 12 áreas-chave para conservação de espécies ameaçadas de extinção, totalizando 9 milhões de hectares. Os recursos do projeto são destinados ao fortalecimento do Programa Pró-espécies, instituído pela Portaria MMA nº 43/2014, em ações de prevenção, conservação, manejo e gestão que possam minimizar as ameaças e o risco de extinção de espécies, integrando União, estados e municípios na implementação de políticas públicas.

É a biodiversidade brasileira sendo preservada, explicou a Supervisora de Anuência sobre Fauna da SEMA, Monielle Alencar. “O Maranhão possui uma área territorial contemplada pelo projeto que atuará em pelo menos 12 áreas- chaves para conservação de espécies ameaçadas, totalizando 9 milhões de hectares; nossa expectativa é que até 2022, sejam tomadas medidas para proteção de todas as espécies ameaçadas do país, em especial, para as 290 que estão em situação mais crítica, visando o envolvimento de 13 estados brasileiros, incluindo o Maranhão”, ressaltou ela.

Ainda de acordo com a supervisora, o principal objetivo do projeto é promover iniciativas para reduzir as ameaças e fortalecer o estado de conservação das espécies ameaçadas de extinção. “Para alcançarmos este objetivo, o projeto foi estruturado em quatro componentes principais, desenhados de forma a combater as principais causas de extinção das espécies que são: perda de habitat, extração ilegal e espécies invasoras”, destacou ela.

Fonte: SEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!