Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Escolas indígenas participam da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Escola indígena estadual realiza I Conferência das Aldeias pelo meio ambiente

Com o tema “Cuidando da Água na Escola e na Comunidade”, aconteceu nas escolas indígenas, vinculadas à Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), a I Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Várias atividades e apresentações de projetos sustentáveis foram realizadas por alunos, professores e comunidade escolar indígena.



O dia D, da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, nas escolas indígenas foi marcado por ampla programação, com produção de desenhos, pinturas, música, dança, cartazes, além de estudos e debates, onde o tema ‘Água’ foi defendido pelas crianças e adolescentes das escolas.

“Todo o esforço e dedicação das comunidades indígenas foram reconhecidos, principalmente pelas relevantes propostas e projetos de ação sustentáveis apresentados, tanto que uma de nossas escolas indígenas foi selecionada para a etapa estadual”, destaca a gestora URE de Imperatriz, Orleane Evangelista de Santana, ao se referir ao Centro de Educação Escolar Indígena Krikati (Aldeia São José), localizada no município de Montes Altos.

Mestre Roberto e Luis Camara com os Estudantes da Escola Indígena selecionada para a etapa estadual

O CEE Indígena Krikati foi uma as escolas indígenas com projeto de ação aprovado e selecionado para participar da III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), ocorrida no Auditório da Assembleia Legislativa, em São Luís.

Estudantes da Escola Indígena Krikati (Montes Altos) selecionada para a etapa estadual

Estudantes e comunidade escolar da Aldeia São José se envolveram com estudos para o projeto intitulado “Água é Vida”, que tem por objetivo garantir o abastecimento de água na escola e envolver a comunidade na recuperação da floresta e do meio ambiente.

Além do CEE Indígena Krikati, o Colégio Militar Tiradentes II também teve seu projeto de ação, intitulado “Reuso da água na horta escolar”, aprovado e selecionado para apresentação na III Conferência Estadual.


Várias escolas indígenas se empenharam nas atividades da I Conferência e, pelo compromisso e criatividade nas propostas, merecem destaque, entre elas as escolas de Amarante: Unidade Integrada de Educação Indígena Rubiácea e a Unidade Integrada de Educação Indígena Pyr Creh Creht, ambas da Aldeia Riachinho. E as escolas do município de Arame: Unidade Integrada de Educação Escolar Indígena Purenguete e o Centro de Ensino Escolar Indígena Capitão Zequinha.


Vale destacar que durante a III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente fora eleita a delegação e projeto de ação que representarão o estado do Maranhão, em Brasília, na V Conferência Infantil Juvenil pelo Meio Ambiente, promovida pelos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, e que acontece no período de 15 a 19 de junho deste ano.


Fonte: Seduc

Texto: Cida Marconcine – Unidade Regional de Educação de Imperatriz

Fotos: Divulgação

20/05/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!