Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

sábado, 19 de maio de 2018

São Luís sedia a III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Momento: Hino Nacional durante a solenidade da III Conferência Estadual Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente 
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc)realizaram na ultima quinta-feira (17) e sexta-feira (18), a III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - IIICEIJMA.O evento aconteceu no Auditório da Assembleia Legislativa - ALEMA - Complexo de Comunicação, no Auditório Neiva Moreira.
Momento dinâmica em grupo da III CEIJMA

Na III CEIJMA aconteceram oficinas, dinâmicas, apresentações do Plano Estadual de Educação Ambiental, das experiências de Educação Ambiental das Redes Comunitária e Municipal de Educação dos Municípios, dos municípios de Caxias, Buriticupu, Timon, São Luís; da BNCC e Proposta das Diretrizes Curriculares Estaduais para Educação Ambiental – Conselho Estadual de Educação/MA – Conselho Estadual de Educação – CEE/MA, foram apresentados os projetos de ação aprovados pela Comissão Organizadora Estadual da V Conferência Nacional Infanto Juvenil Pelo Meio Ambiente - VCNIJMA e foram feitos a leitura e aprovação do Regimento Interno da III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente pelos alunos.

Apresentações do Plano Estadual de Educação Ambiental

Foram aprovados 50 projetos de ação que foram construídos mediante saberes científicos e saberes locais/tradicionais relacionados ao espaço físico, gestão, currículo, assim como a relação com a comunidade. Ao todo, foram 532 projetos de ação com o tema ‘Vamos Cuidar do Maranhão, Cuidando das Águas’, quantitativo que coloca o Maranhão em 6º lugar no ranking de estados que mais promoveram conferências em suas escolas. Projetos estes que representam os 217 municípios nas 19 Unidades Regionais de Educação do Estado do Maranhão.


No segundo dia de evento a votação foi interrompida devida a logística dos participantes das cidades maranhenses, atualmente a Comissão Organizadora Estadual possui sete(7) delegados para Conferência Nacional. 





Nesta quarta-feira (23) será realizado uma WEB Conferência no Auditório da UEMA NET - Campus São Luís, onde participarão todas as Escolas e Instituições envolvidas no processo, onde será enviada proposta complementar ao momento presencial e fazer o esclarecimento, a proposta visa eleger mais 12 delegados para a V Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente e a escolha do projeto estadual que será apresentado pelos delegados maranhenses.
A III Conferência faz parte da etapa estadual preparatória para a V Conferência Nacional Infantil Juvenil pelo Meio Ambiente, evento promovido pelos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, e neste ano tem como tema: ‘Vamos Cuidar do Brasil, Cuidando das Águas’. Nessa etapa estadual aconteceu a eleição do melhor projeto de ação e a apresentação da delegação que representará o Maranhão na V Conferência Nacional Infantil Juvenil pelo Meio Ambiente, que acontecerá no período de 15 a 19 de junho de 2018.


Programação:

DIA 17/05/2018 - CREDENCIAMENTO
9h00 – ABERTURA OFICIAL
9h10 – Apresentação dos Delegados
9h20 – Acolhida do Órgão Gestor: O Processo de Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
9h40 – Apresentação da COE.
9h50 – Leitura e aprovação do Regimento Interno da III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente pelos alunos.
11h00 –Orientações da Metodologia: o Grande Jogo das Águas. (Coletivo Jovem)
11h30 – Divisão dos grupos: G1 – professores (50 pessoas) e G2 – alunos/delegados (50 alunos).
12h30 – ALMOÇO
Delegados:
13h45 – Apresentações pessoais e combinado de trabalho.
•Dinâmica da teia
•Construção do combinado
14h45 – Profecia
15h00 – Missão – O Aliado
15h30 – Missão – O Clã
15h45 – Missão – O Projeto
16h45 – Eleição de um projeto por grupo
17h00 – Missão Diário de bordo
17h45 – Avaliações


Professores:
14h00 Mesa 01 – Plano Estadual de Educação Ambiental (SMEA, Conceição Marques, Superintendente de educação ambiental – SEMA; SEDUC, Luís Câmara, Coordenação de Temas Socioeducacionais, e UEMA, Andressa Isabela Ferreira da Silva).
15h00 – MESA 02 – Apresentação das experiências de Educação Ambiental das Redes Comunitária e Municipal de Educação dos Municípios: Caxias, Buriticupu, Timon, São Luís.
16h00 – Mesa 03 – Apresentação da BNCC e Proposta das Diretrizes Curriculares Estaduais para Educação Ambiental – Conselho Estadual de Educação/MA – Conselho Estadual de Educação – CEE/MA.17h00 – Análise e síntese do registro dos trabalhos


DIA 18.05.2018
8h30 – DELEGADOS: Continuação do Grande Jogo das Águas (Missão 3).
9h00 – Apresentação dos projetos de ação e escolha dos delegados
Professores:
Mesa 03 – A Com-Vida e a proposta de continuidade na Escola- Colégio Tiradentes de Bacabal, Escola Quilombola UE Ana Gonçalves Bastos, Buriti; Escola Indígena CEI UWANOG, de Mainumy, Barra do Corda; Escola de Assentamento UEB Cumbique, Paço do Lumiar
10h00 – Oficina com os professores: A Proposta de Continuidade
11h00 – Apresentação do Projeto que representará o Maranhão na Conferência Nacional e apresentação da delegação.


Confira alguns momentos da III Conferência Estadual Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente


Comissão Organizadora Estadual - Mestre Roberto Mauro Gurgel
dando suas palavras da importância do Evento para o nosso Estado.


Eu, Geísa Batista (jornalista Ambiental)
 em parceria com o Profº Geraldo Castro
(COE - CEE - Conselho Estadual de Educação)


Eu, Geísa Batista (jornalista Ambiental)
em parceria com o Del-Alisson Miranda
(COE - Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente)


 


























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!