Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Oficina de Educação Ambiental é realizada na Terra Indígena Araribóia no município de Arame

Ação na Terra Indígena de Araribóia
 A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema), por meio da Superintendência de Educação Ambiental, participou das ações de sensibilização e mobilização de gestores públicos e atividades socioeducativas para povos indígenas da Terra Indígena Araribóia, na aldeia Zutiua, no município de Arame, na última quinta-feira (28/08).
A oficina "Educação ambiental e proteção territorial" foi ministrada pelas técnicas da Sema, Ana Karoline Lima e Karla Miranda, na Escola Estadual Zezinho Rodrigues e contou com a participação de cerca de 80 indígenas.

Socialização dos trabalhos da Oficina
 Na oficina foram debatidas diversas temáticas e seus impactos locais. Entre elas, educação ambiental, desmatamento, queimadas e a gestão dos resíduos sólidos. Na ocasião, também foi abordada a Política Estadual de Educação Ambiental esclarecendo aos indígenas o papel e as atividades de cada órgão estadual na implementação dessa política. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) é responsável pela execução da educação formal e a Sema responsável pela educação não-formal conforme estabelece a Lei nº 9.279 de 20 de outubro de 2010.


Oficina de Educação Ambiental
 Além das temáticas trabalhadas, os indígenas reforçaram que a preservação de uma aldeia impacta na sobrevivência de outras aldeias. Como é o caso dos indígenas awa-guajás que ainda vivem isolados, sem contato com "o homem branco", dependendo, exclusivamente, da floresta.
Essa oficina realizada na Terra Indígena Araribóia é resultado das ações articuladas da Secretaria de Estado de Igualdade Racial (Seir), Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (Coapima) e Fórum Estadual de Transparência, Controle Social e Políticas Públicas (FETCSPP). Além da Sema, também participaram das ações as Secretarias de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) e Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes).
“Essas ações contribuem de forma relevante para a implementação da educação ambiental dos povos indígenas do Maranhão levando em consideração as peculiariedades dessa população assegurando, assim, a integração das ações do estado em benefício da qualidade de vida “ afirmou a Superintendente de Educação Ambiental da sema, Eliane Alhadef.(Fonte: SEMA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!