Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Ministério Público vai pedir bloqueio de recursos da Caema

 O Ministério Público vai pedir o bloqueio de recursos da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). Segundo a Promotoria de Meio Ambiente, a empresa descumpriu uma decisão judicial que obriga o c a construir estações de tratamento de esgoto e despoluir  rios e praias da capital maranhense.

E a localização do esgoto é logo na entrada da praia. É praticamente impossível não se deparar com ele e ver de perto a sujeira descendo pela areia em direção ao mar. Mesmo diante dessa situação, a praia do Olho d'Água foi considerada apropriada para o banho, segundo o laudo mais recente sobre a qualidade da água do mar de São Luís, divulgado pelas secretarias de Saúde e Meio Ambiente do Estado.

De todas as praias, apenas a de São Marcos foi considerada imprópria para o banho. É justamente a parte da Avenida Litorânea onde desemboca o Rio Calhau, que agoniza de tanta poluição. Sujeira que se mistura com a água do mar e espanta os turistas. "A beleza esconde vários pontos negativos. Estávamos comentando exatamente essa ligação do esgoto com o mar", disse Rosivaldo Sousa, turista do Pará.

Com altos índices de poluição, cinco rios da capital estão interditados porque são os que mais lançam sujeira na orla. Mas nas áreas interditadas não há nenhum bloqueio. A única placa avisa apenas que é um local impróprio para o banho. "Acabamos de ver dejetos de cachorros, onde os donos deveriam trazer sacolinhas, mas não fazem o que devem fazer", Ana Girard, turista.

Desde 2009, já existe uma decisão da justiça, que não cabe mais recurso, e que obriga estado e caema a contruir mais estações de tratamento de esgoto e executar o processo de despoluição de rios e praias de são luís./ mas quatro anos se passaram, nada foi feito, e a promotoria do meio ambiente resolveu pedir o bloqueio de recursos da caema para que a ordem judicial seja cumprida.

"Está faltando a Caema cumprir essa parte e ter cuidado com as cartas de visibilidade. O resultado é o que nós estamos vendo em nossa cidade: esgoto estourado em todfos os cantos", disse o promotor do Meio Ambiente, Fernando Barreto.

A Caema informou que tem um projeto do Ministério do Turismo para despoluição das praias da capital. O edital já foi publicado e a  sessão pública está marcada para o dia 18. O projeto prevê a contratação de uma empresa para  execução dos serviços de implantação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade e despoulição dos rios Claro, Canaã e Pimenta. A Caema informou ainda que vai enviar uma equipe  aos locais mostrados na reportagem para verificar o problema.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente recomenda que os banhistas evitem os locais onde haja lançamento de esgoto (Fonte: G1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!