Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de junho de 2013

III Conferência Municipal de Meio Ambiente

Mais de 900 pessoas participaram da III Conferência Municipal de Meio Ambiente na ultima quinta-feira (20) no WH Rio Poty Hotel. A Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), foi a responsável pela promoção do evento e o credenciamento dos participantes.

Com o tema "Resíduos Sólidos", a programação foi articulada em torno de quatro eixos com palestras de autoridades no assunto com renome nacional e local. No eixo temático Produção e Consumo Sustentáveis, foram debatidas estratégias para evitar que o consumo desenfreado gere mais resíduos e para utilizar os recursos de maneira racional.

Em Redução de Impactos, foram discutidos mecanismos e políticas para minimizar os problemas que a geração de resíduos pode trazer aos recursos naturais como o comprometimento do solo e dos lençóis freáticos, e a poluição do ar.

Na temática Geração de Emprego e Renda, foram levantadas as questões relativas aos mecanismos para a criação de arranjos econômicos que vão se tornar possibilidade de independência financeira para alguns segmentos como os catadores e as cooperativas de reciclagem.

Já o eixo Educação Ambiental foi a ferramenta que orientará a consciência coletiva para que os rumos da política sejam implantados em benefício da sociedade.

Palestrantes
Com o objetivo de mobilizar a sociedade civil e o empresariado em prol de políticas sustentáveis, em relação ao lixo e à implantação da coleta seletiva, o evento teve a participação de Ronaldo Hipólito, representante do Ministério do Meio Ambiente, e de mais nove palestrantes. Dentre eles, o professor-doutor da USP, Sabetai Calderoni, autor do livro "Os bilhões perdidos no lixo", e o secretário de Meio Ambiente de Curitiba, Renato Lima, que fez a palestra de abertura da Conferência, falando sobre a bem-sucedida experiência em gestão de resíduos sólidos da capital paranaense.

No debate sobre Redução dos Impactos Ambientais, o evento contou com palestras dos engenheiros Mario Masao Goto, especialista em engenharia ambiental; e Christiane Pereira, especialista em gestão de resíduos e legislação ambiental europeia, doutora em gestão de tecnologias para tratamento de resíduos pela Universidade de Braunschweig/Alemanha.

O jornalista e ambientalista Moises Matias, que mantém o sítio ecológico Panakui, faz palestra sobre a temática Produção e Consumo Sustentável. Em Geração de Emprego e Renda, falam o representante do Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis (MNCR) e articulador da Rede Latino-Americana e Caribenha de Catadores, Severino Lima Júnior, e o superintendente nacional de Saneamento e Infraestrutura da Caixa Econômica Federal, Adailton Ferreira Trindade.

Sobre a temática Educação Ambiental, ministrarão palestra a coordenadora de Educação Ambiental da Semmam, Itapotiara Vilas Bôas, e Eduardo Baptista, da Universidade Livre do Meio Ambiente - Unilivre, do Paraná. O secretário municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Maia, apresentou o software de melhoria na fiscalização e no monitoramento da coleta de resíduos da construção civil.

Salão da Sustentabilidade
Na quinta-feira(20), ocorreu a abertura de um espaço denominado "Salão da Sustentabilidade". O espaço foi criado para promover, difundir e compartilhar conhecimento, tecnologias e experiências bem sucedidas de práticas sustentáveis. O Salão funcionou em paralelo às atividades do evento e é um ambiente destinado à exposição de ecoprodutos, ecoserviços e projetos na área de tratamento e gestão de resíduos.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior afirmou que para o desenvolvimento pleno de uma política pública de controle de resíduos sólidos eficiente e ambientalmente adequada será extremamente importante a participação popular. A declaração foi feita na noite da ultima quinta-feira (20) durante a abertura da III Conferência Municipal de Meio Ambiente de São Luís no Rio Poty Hotel.

O chefe do Executivo convidou a sociedade em geral e os empresários a participarem do processo de construção da política municipal destinada à gestão dos resíduos sólidos. O assunto foi debatido durante os três dias de realização do evento que contará com palestra de profissionais de São Luís e outras cidades do Brasil. O prefeito ressaltou que a sociedade também deverá fiscalizar a implantação das medidas definidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!