Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Sema lança as conferências do meio ambiente


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) lançou, na última terça-feira (30), a IV Conferência Estadual do Meio Ambiente e as 11 Conferências Regionais do Meio Ambiente, durante coletiva de imprensa com participação de representantes dos poderes públicos e da sociedade civil organizada. O lançamento foi realizado no auditório da Sema, no Calhau, em São Luís.


A coordenadora Geral da Comissão Interna da Sema, Lorena Saboya, explicou que a IV Conferência Estadual do Meio Ambiente será antecedida de uma etapa preparatória composta por 11 Conferências Regionais. Elas serão realizadas no período de 8 de maio a 5 de julho deste ano. "Resíduos Sólidos" será o tema central tanto da conferência estadual quanto das conferências regionais. Todas elas terão quatro eixos de discussões: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Emprego e Renda e Educação Ambiental.

“O processo de organização da IV Conferência é coordenado pela Sema, em conjunto com uma Comissão Organizadora Estadual (COE), composta por 16 órgãos públicos e 15 entidades da sociedade civil. Todo o processo de organização das conferências é democrático, segue os procedimentos determinados em regimento e é aprovado coletivamente pela comissão estadual", destacou Lorena Saboya.

Na ocasião, também foi apresentado aos membros da Comissão Organizadora Estadual das Conferências o calendário das regionais, da estadual e da nacional, além de todos os procedimentos para a escolha dos municípios que sediarão os eventos, o processo de formação da comissão estadual (que é formada por 16 órgãos públicos e 15 entidades da sociedade civil) e o processo de eleição dos delegados que participarão das Conferências Estadual e da Nacional de Meio Ambiente.

Na ocasião, também foi informado que as conferências regionais terão como sedes as cidades de Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Chapadinha, Caxias, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês e São José de Ribamar.



Resíduos sólidos

  “A gente entende que aqui no Maranhão esse tema resíduos sólidos é muito novo. É importante trazer a sociedade para discutirmos juntos como parte deste processo. É porque não é uma demanda só do poder público. É entender que a sociedade, os representantes de cada segmento, que nós somos geradores de resíduos sólidos. A sociedade tem que se sentir responsável, também, por esse processo enquanto consumidora e geradora desse resíduos”, disse a assessora para assuntos de catadores e catadoras da Cáritas Brasileira, Regional Maranhão, Crisitiane Ribeiro.

"Discutir resíduos sólidos não é só uma questão ambiental. Antes essa questão era uma tendência, hoje é uma questão de saúde pública e todo mundo tem que se envolver, ressaltou o presidente da Cooperativa de gestão de Resíduos Sólidos da Microrregião do Anjo da Guarda, Melck Marins.

As conferências do meio ambiente são realizadas no Brasil a cada dois anos e são consideradas uma das pautas mais importantes da agenda ambiental do país. Elas são realizadas em todos os estados e mobiliza participantes em todos os municípios. No Maranhão a população de todos os 217 municípios está sendo convidada a participar desse grande debate público, por meio das conferências regionais e municipais, a partir das representações de cada segmento.

"A grande vantagem dessas conferências é poder ouvir a comunidade para saber, exatamente, onde as políticas públicas podem atingir melhor a questão dos resíduos sólidos. O Ibama esteve presente desde a primeira conferência nacional com o intuito de sempre ajudar as comunidades, disse o analista ambiental do Ibama, Luciano Viana"(Fonte: Secom).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!