Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Madeira era retirada ilegalmente da Reserva Biológica do Gurupi.


A Polícia Federal no Maranhão (PF-MA) desarticulou, na madrugada desta quinta (4), um esquema de extração ilegal de madeira feita por grupos empresariais na Reserva Biológica do Gurupi, em Carutapera, no oeste do Maranhão. Após a retirada, a madeira era levada para o Pará.

A Operação Dríade, conta com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e mais 90 policiais, que dão cumprimento a 29 mandados de busca e apreensão nas cidades Paragominas, Dom Eliseu, Tomé-Açu e Pacajá, no estado do Pará.

A madeira era retirada ilegalmente da reserva ecológica e depois levada para áreas em que o grupo possuía autorização para corte e manuseio. Guias de transporte e outros documentos expedidos pelas autoridades ambientais eram utilizados para “esquentar” a origem da madeira, que depois seguia para o exterior.

Em uma única fiscalização ambiental, o grupo foi autuado pela devastação, na reserva biológica, de uma área equivalente a 2.600 campos de futebol. Nessa ocasião, foi lavrado auto de infração no valor de R$ 30,9 milhões. Até o momento, as investigações apontam danos da ordem de R$ 50 milhões (Fonte:  G1 MA).


NOME DA UNIDADE: Reserva Biológica do Gurupi


BIOMA: Amazônia

ÁREA: 271.197,51 hectares
DIPLOMA LEGAL DE CRIAÇÃO: Dec nº 95.614 de 12 de janeiro de 1988
COORDENAÇÃO REGIONAL / VINCULAÇÃO: CR4 – Belém
ENDEREÇO / CIDADE / UF / CEP: BR 222 KM 12, Pequiá  Açilandia/MA – CEP: 65.930-000
TELEFONE: (99) 3535-5332 / 3535-5568

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!