Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de março de 2013

Semosp inicia articulação do Plano de Educação Ambiental


A Secretaria de Obras e Serviços Públicos deu início às articulações do Plano de Educação Ambiental que deve envolver secretarias do município e órgãos do estado que trabalham na área de entorno das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Apresentado pela coordenadora dos projetos de trabalho técnico-sociais das obras do PAC, Elga Mota, o plano prevê realização de palestras e campanhas no espaço comunitário do entorno das obras do programa federal, localizados nos bairros do Turu, Renascença, Anil, Itaqui-Bacanga, Coroadinho e Mercado Central, no centro de São Luís, onde as obras estão sendo realizadas.

“O plano trata de ações integradas que envolvem a área de educação e meio ambiente. De forma conjunta pretendemos envolver as comunidades do entorno das obras do PAC com a questão do meio-ambiente”, sintetiza Elga Mota. Segundo a coordenadora da Gerência do PAC, além das secretarias que possuem núcleos de educação ambiental, grande parte das secretarias da administração municipal devem se integrar ao plano.

As ações desenvolvidas, todas ligadas ao meio ambiente, serão realizadas através de eixos temáticos em colaboração com a Secretaria de Desportos e Lazer (Semdel). O trabalho será concentrado nas escolas da rede pública, ao mesmo tempo em que haverá de forma regular mobilização social na área com a colaboração das lideranças comunitárias.

“A ideia é trabalhar com as escolas, lideranças da comunidade e empresas para fortalecer questões formais da preservação ambiental, preenchendo espaços que ainda não foram trabalhados”, explica Elga Mota. Os temas serão gerados pelas próprias comunidades.

A identificação de vulnerabilidade ambiental está no plano integrado proposto pela Semosp implantando mudanças de hábitos através de informações repassadas em oficinas e cursos. A realização de cursos em áreas que aglutinam grande contingente populacional, como shopping centers, está entre as estratégias adotadas pelo plano. “Quanto mais as pessoas se envolvem, melhores resultados teremos”, projeta Elga Mota.

Para o superintendente de Limpeza Urbana da Semosp, Ronaldo Maia, trabalhar educação ambiental na rede pública de ensino e no seu entorno é o início de um trabalho de envolvimento da comunidade no processo de transformação. Maia defende o aprofundamento do debate para articular ações que resultem em boas práticas.

Representantes das secretarias municipais de Planejamento (Seplan), Meio Ambiente (Semmam), Guarda Municipal, da Criança e do Adolescente (Semcas), Blitz Urbana, além da Caema participaram da primeira reunião de articulação (Fonte: Prefeitura de São Luís).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!