Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de março de 2013

População é consultada sobre a criação de Unidade de Conservação no Parque Bom Menino



Gestão participativa e bem-estar à população. É o que quer proporcionar a Prefeitura de São Luís com a criação de unidades de conservação (UC's) na cidade. Na manhã de sexta-feira (08), a Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) conversou com a população em uma consulta pública sobre o tema, na área interna do Parque.

A ação faz parte da política de diálogo da nova gestão municipal e é uma das etapas do processo de implantação das UC's na capital. O Coordenador de Recursos Ambientais da Semmam, Leonardo Soares, explanou as vantagens de se ter unidades de conservação espalhadas pela cidade.

Para o secretário de Meio Ambiente de São Luís, Rodrigo Maia, um dos principais benefícios que os parques vão trazer à capital maranhense é a colaboração com o reequilíbrio ambiental.

"A função ecológica das unidades de conservação é bem nítida: a vegetação reduz a temperatura das redondezas do parque. Ela também age como esponja e recebe a água que poderia ficar represada em meio ao concreto, diminuindo as chances de inundação", detalha o secretário.

Ele destaca ainda que as UC's, baseadas na legislação municipal que as rege, são um instrumento de captação de recursos a serem revertidos para o próprio cuidado ambiental.

A professora Terezinha Rêgo, renomada devido às descobertas e estudos em tratamentos fitoterápicos, prestigiou o evento e parabenizou a Semmam. "É primordial. A vida sem ter um meio ambiente bem cuidado não tem vida nenhuma. O bem estar da população está no meio ambiente", enfatiza a doutora em Botânica.

Januária da Cruz Santos, moradora do Diamante, considera que as unidades de conservação geram mudança global. "Acho que essa transformação em unidade de conservação vai contribuir com a saúde, abrange também o esporte e estimula o próprio turismo. A sustentabilidade é muito boa para fazermos no presente e garantirmos um futuro a nossos descendentes", comenta.

Na próxima semana, outra consulta pública será realizada no bairro do Diamante, outro local de implantação de parque temático. Em 22 de março, Dia da Água, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior assinará decretos que regulamentam a criação do Parque Recreativo e Esportivo do Bom Menino e o Parque Temático Educativo da Quinta do Diamante (Fonte: Prefeitura de São Luís).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!