Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de março de 2013

Praias continuam impróprias para banho na orla de São Luís e São José de Ribamar

























Segundo consta do relatório das condições de balneabilidade na orla de São Luís e São José de Ribamar,  as praias do Olho d'Água, Ponta d'Areia, Calhau e São Marcos continuam impróprias para banho, dados divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). O monitoramento foi realizado no período de 27 de janeiro a 4 de março, deste ano, e apontou que apenas as praias do Meio e Araçagi, além de uma parte da Praia do Calhau estão liberadas para uso pelos banhistas.

De acordo com o laudo, a foz do Rio Calhau, foz do Rio Pimenta, foz do Rio Claro, foz do Rio Jaguarema e a foz do Rio Olho de Porco estão interditadas. O relatório foi elaborado após a coleta e análise de amostra da água de 17 pontos, distribuídos nas praias da Ponta d'Areia, São Marcos, Calhau, Olho d'Água, do Meio e Araçagi; numa ação, realizada por técnicos da Secretaria de Estado de Saúde e do Laboratório Central de Saúde Pública.

Algumas dessas praias ainda constam placas de interdição e para saber se a população tem conhecimento de que esses locais estão poluídos, sendo impróprias para banho. Porém na Ponta d'Areia não havia placa de interdição e algumas pessoas aproveitaram a manhã desta segunda-feira (11) para pescar e banhar no mar. Nas praias de São Marcos e Litorânea também existem esgotos que são derramados direito na água do mar. No trecho da Avenida Litorânea havia três placas, duas de trecho interditado e uma de trecho próprio para banho, no entanto as placas são antigas, apresentam ferrugem e foram colocadas no ano passado. Na foz do Rio Calhau, o lugar que está interditado desde o ano passado e apresenta água muito escura, pelo esgoto que é derramado em suas águas e vão desaguar no mar. Nesse local, existe uma placa antiga, informando que o trecho é impróprio para banho.

Na praia do Olho d'Água, a reportagem flagrou um esgoto escorrendo pela areia direto para o mar, próximo ao Corpo de Salva-vidas. Segundo populares, o esgoto é antigo e nunca foi tomada uma providência definitiva para acabar com o problema; apesar do mau cheiro e dos dejetos que são lançados na praia. Perto dele, possui uma placa informando que o trecho está interditado. Perto da foz do Rio Jaguarema, no Olho d'Água, o trecho também está interditado; no entanto o local é usado para prática da pesca, apesar da poluição. 'Pesco aqui todos os dias. 

Segundo a Sema, a condição de balneabilidade da orla é determinada e influenciada, principalmente, pela existência de sistemas de coleta e disposição de despejos domésticos gerados nas proximidades das praias, existência de córregos afluindo ao mar, quantidade de turistas nos períodos de alta temporada e ocorrência de chuvas, entre outros. E que as mudanças recentes nas condições de balneabilidade das praias da região metropolitana de São Luís (Ponta da Areia, São Marcos, Calhau, Olho d'Água, Meio e Araçagi) se devem, principalmente, pela incidência de chuvas que vêm ocorrendo desde a primeira quinzena de janeiro deste ano.

Em outubro as praias estavam limpas – Em outubro, do ano passado, a Sema e a Secretaria Estadual de Saúde divulgaram um lado afirmando que todas as praias estavam próprias para banho. Na ocasião, o governo do Estado informou que iria retirar todas as placas que indicavam as condições impróprias para o banho e que os laudos anteriores, feitos pela Sema, que atestavam o alto índice de poluição das praias, estavam todos errados.

Segundo as secretarias estaduais do Meio Ambiente e Saúde, os laudos que foram feitos antes do mês de outubro de 2012, para analisar a qualidade da água, não utilizaram as técnicas ideais para medir o nível de poluição e, devido a isso, os resultados apresentavam tantas alterações. Por isso, o governo do Estado tinha solicitado uma análise mais aprofundada e os resultados dessa nova análise é que teriam indicado que as praias estavam limpas. Os testes teriam sido realizados pelo Laboratório Central do Maranhão em parceria com o órgão que mede a poluição em São Paulo, a Cetesb (Fonte: SEMA/Jornal Pequeno).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!