Técnicos da
Ferrovia Norte Sul têm reunido com
empresários e especialistas agrícolas
das Federações das Indústrias dos Estados do país na região de
influência da VLI , no sentido de fomentar os sistemas de produção integrada
ILFP – Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta. Em algumas regiões do estado
do Maranhão, a tecnologia é uma alternativa para o desenvolvimento sustentável,
a exemplo da região dos Cocais Maranhenses
onde estão sendo realizados estudos de viabilidade. No sul do estado, a técnica está consolidada.
Os primeiros contratos na área de grãos foram firmados na década de 90 no município de Balsas. O último evento, no
segundo semestre de 2012, a equipe da FNS reuniu--se com empresários e
especialistas da Federação das Indústrias do Tocantins. Durante a reunião com o
setor empresarial, trataram sobre o modelo de produção, cujo sistema consiste
em manter uma cultura de plantas de grande porte – eucalipto, por exemplo, modificando
o espaçamento entre as árvores para que sejam cultivadas lavouras e, na
entressafra, pastagens para pecuária. “Garantindo um sombreamento para os
animais, e maior variedade na produção agrícola”, informa o gerente de fomento
Calleia.
No
Tocantins, hoje, de acordo com dados da Secretaria de Agricultura daquele
estado, existem 6 milhões de hectares de pastagens para todas as criações
animais pecuária, com oportunidade de realizar a produção integrada, com grãos
e madeira. “Desta forma, as raízes restantes das plantas da agricultura,
garantem caminho para que capins como a brachiaria estenda as suas para níveis
mais profundos do solo, garantindo pastagens verdes mesmo durante a estiagem,
conforme explicou.
Dentre as principais características da ILPF,
estão:
- Recuperação de pastagens degradadas;
- Rotação de culturas;
- Diversificação de atividades;
- Melhoria de renda para o produtor;
- Redução de riscos climáticos e de mercado;
- Formação de palhadas para plantio direto
(cultivo de arroz);
- Conservação de água;
- Mitigação do desmatamento.
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