Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

CONSELHO/REUNIÃO


Educação ambiental foi o principal tema do encontro

A 7ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Maranhão – Consema/MA aconteceu na tarde desta quinta-feira (9), no auditório do Ibama/MA. O encontro foi presidido pela Secretária Executiva substituta do Consema/MA, Yassodhara Brandão, devido à ausência do secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais e Presidente do Consema/MA, Carlos Victor Guterres Mendes. O primeiro ponto apreciado durante o evento foi a leitura, aprovação e assinatura da Ata da reunião anterior (16/05), seguida da leitura e aprovação da Minuta da Resolução que trata sobre a Lei Complementar n° 140, de 08 de dezembro de 2011.

A superintendente de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais – Sema/MA, Eliane Alhadel, realizou apresentação sobre o retrato da educação ambiental no Estado do Maranhão, situação atual, legislação, avanços e planejamento. Ainda, foi apresentado documento contendo a leitura e aprovação da Minuta da Resolução para a Criação da Câmara Técnica de Educação Ambiental - CTEA. Na oportunidade, os conselheiros indicaram a Associação Educação e Meio Ambiente – EMA; a ONG Ilha Verde e a Associação de Pescadores e Agricultores do Canto dos Lenções para compor a Câmara Técnica de Educação Ambiental - CTEA.

“Essa reunião aconteceu de modo tranquilo, todos os pontos foram apreciados e votados, houve maior destaque em relação ao entendimento da educação ambiental no Estado. O primeiro passo foi a formação da Câmara Técnica, que tem o objetivo de analisar as demandas e elaborar políticas mais definida de gestão participativa; formalmente, junto com a Secretária de Educação – Seduc/MA, e informalmente, junto aos municípios maranhenses, realizando projetos de educação ambiental”, afirmou Yassodhara Brandão.

A supervisora da Agenda 21 no Estado, Andrea Saboia, lembrou que o próximo evento promovido pela Sema/MA acontecerá no dia 15 de setembro. OClean Up The World: ação global pela limpeza das praias promove campanhas educativas que incentivam a limpeza e conservação das praias de São Luís.

Ao final da reunião, ficou decidido que todos analisariam o documento apresentado, com encontro marcado para o próximo dia 30 de agosto, em reunião extraordinária, para debater a criação da Câmara Técnica de Educação Ambiental.

Geísa Batista
Analista de Comunicação
MGO Consultoria e Planejamento Ambiental Ltda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!