Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Reunião em Brasília irá definir criação do comitê de bacia do Parnaíba


COMITÊ DE BACIA DO PARNAIBA 

A Comissão Pró Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba CBH se reuniu na manhã desta segunda-feira, dia 27, no auditório da Agespisa, para discutir a formalização da criação do Comitê de Bacia que beneficiará os Estados do Piauí, Maranhão e Ceará. Na reunião que foi presidida pelo Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos- Dalton Macambira, ficou acertado que no dia 03 de outubro, às 15h, acontecerá uma reunião em Brasília com o secretário executivo do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, Pedro Guimarães do Ministério do Meio Ambiente, para formalizar o pedido de instituição do comitê.

A reunião em Brasília deverá contar com a participação de representantes dos três estados banhados pelo Rio Parnaíba. Temos a necessidade urgente de intervir positivamente na gestão do rio, a fim de garantir às futuras gerações uma cultura de preservação e respeito ambiental, enfatiza Dalton Macambira. O secretário destacou, ainda, que em região de transição climática, a bacia apresenta grande variabilidade de disponibilidade hídrica que vai desde condições críticas em seu limite leste-sudeste, até a abundância característica de seu rio principal, com cerca de 1400 km de extensão.

A porção maranhense da bacia, caracterizada pelo rio Balsas, constitui-se em área de franco desenvolvimento econômico com a implantação de grandes plantações de grãos, em especial a soja.

No Ceará estão localizadas as nascentes do rio Poti, cuja foz se dá na capital piauiense, Teresina, bem como de outros cursos dágua cuja afluência final se dá em território piauiense como o Arabê, o Macambira e o Piranji. Em função da necessidade da gestão integrada dos recursos hídricos compartilhados, foi firmado em 2006 o Marco Regulatório envolvendo a Agência Nacional de Águas  ANA, o Estado do Ceará e o Estado do Piauí abrangendo as bacias dos rios Poti e Longá.

Quanto ao Piauí, o Parnaíba sempre esteve ligado à formação e desenvolvimento do estado, estando intimamente relacionado à própria personalidade do piauiense. Falar do rio Parnaíba é falar do Piauí, de sua cultura e identidade.

Ao longo dos anos importantes avanços foram dados pelo Estado do Piauí para o gerenciamento integrado e participativo de seus recursos hídricos, fortalecendo o Sistema Estadual de Gerenciamento e ampliando a participação social nos processos decisórios. O Conselho Estadual de Recursos Hídricos atua desde 2003, como entidade máxima deliberativa quanto aos recursos hídricos estaduais.

Antes da reunião que acontecerá em Brasília, no próximo dia 03 de outubro, a comissão irá se reunir no dia 26 de setembro, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí, para discutir as propostas do Estado do Piauí que serão apresentadas em Brasília (Fonte: SEMAR/PI).

Geísa Batista
Analista de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!