Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Deputados demonstram preocupação com efeitos da seca no MA


ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO
  
Vários deputados demonstram preocupação, na sessão desta segunda-feira (27), na Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão, com os efeitos provocados na população que vive da agropecuária e as queimadas decorrentes da estiagem que atingiu o Maranhão. O presidente da Assembleia, Arnaldo Melo (PMDB), e os colegas de plenário Fábio Braga (PMDB) e Tatá Milhomem (PSD) se solidarizaram também com o tema abordado anteriormente pela deputada Cleide Coutinho (PSB), citando casos de municípios que enfrentam graves problemas por conta do fraco inverno registrado no Estado.

Arnaldo Melo disse, por exemplo, que habitantes de São Luís não têm ideia do que está acontecendo no Agreste e no Sertão maranhense. “Nós que vivemos a maior parte do tempo no litoral, que só vamos aos fins de semana ao interior, nunca vimos nos últimos dias de agosto tantas queimadas no Agreste e no Sertão maranhense. As regiões de Presidente Dutra, São Domingos, Paraibano, Barão de Grajaú, Pastos Bons, são de fazer pena e dor. São fazendas e cercas queimando. Na região de Grajaú, é uma situação penosa e na margem do Rio Parnaíba, Parnarama, Lagoa do Mato, São Francisco, Barão de Grajaú, parece que tudo é um fogo só”, relatou.

A deputada Cleide Coutinho, contou que estaria acontecendo queimadas as margens da BR em Caxias. “Esteve esta semana em Caxias e participei da luta destemida, corajosa, sem preguiça e, sobretudo, com esperança do lavrador. Os homicídios e as queimadas são muitos, eles não contam com nada para ajudar, mas me impressiona sobremaneira a bravura e a coragem desses homens. A eles meu abraço, meu respeito e tenho certeza que esse respeito é de todos nós que fazemos esta Casa, que vivemos no interior, que acompanhamos essa luta”, afirmou, ao cobrar ajuda para o município e dar um crédito de confiança ao lançamento do programa Bolsa Estiagem, por ser de grande ajuda para os lavradores humildes.

O deputado Fábio Braga fez um relato dramático sobre o problema da estiagem e da seca que já assola o Maranhão, provocando queimadas e perdas de lavouras. O parlamentar disse também que a situação deve piorar até dezembro, quando deverá haver chuvas no Estado. Ele falou ainda das medidas que o Governo Federal está tomando, através do Ministério da Integração Nacional, como o Bolsa Estiagem e o credito para apoiar os agricultores, através do Banco do Nordeste, de R$ 1 bilhão. “Isso tudo para tentar amenizar e diminuir o sofrimento daqueles que moram no campo, que estão sofrendo imensamente com essa estiagem no mês de agosto e ainda temos todo um período dos meses que terminam com “bro”: setembro, outubro, novembro e dezembro”, lembrou (Fonte: AL/MA).

Geísa Batista
Analista de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!