Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Encontro discute criação de comitês para os rios Munim e Mearim

RECURSOS HÍDRICOS NO MARANHÃO

Aconteceu nesta sexta-feira (31), mais uma reunião extraordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Maranhão – Conerh/MA. Durante o encontro discutiu-se a aprovação da minuta de resolução da criação da Câmara Técnica de Análise, bem como parecer das propostas de instituição dos comitês de bacias hidrográficas do Estado do Maranhão e a aprovação dos pareceres de criação dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio Munim e do Rio Mearim.

A proposta de criação dos Comitês das Bacias dos rios Munim e Mearim já foi aprovada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais – Sema/MA, aguardando a deliberação Conerh/MA.

O Maranhão é detentor de um dos maiores potenciais hídricos do país, possuindo dez bacias e mais dois sistemas hidrográficos costeiros. Esta grande malha hídrica do Estado, por si só, não é suficiente para garantir o fornecimento de água com qualidade para as diversas necessidades dos maranhenses. Face às constantes agressões ao meio ambiente importa ao poder público e à sociedade construir estruturas de gestão e de controle do uso dos recursos naturais, em especial para os recursos hídricos.

A delimitação das bacias hidrográficas é um dos pontos essenciais para a gestão dos recursos naturais do Estado. A partir desta delimitação o poder público e a sociedade civil adquirem maiores capacidades de organização e direcionamento de esforços, reconhecimento dos diversos níveis de demandas específicas, formulação de políticas na área de recursos hídricos, além de apoiar a operacionalização dos comitês de bacias hidrográficas (Fonte: Sema/MA).

Geísa Batista
Analista de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!