Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de junho de 2018

MPMA REALIZA EVENTO EM ALUSÃO AO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE.



O Ministério Público do Estado do Maranhão realizou evento em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, nesta quarta-feira, 6. O evento foi iniciativa do projeto Integrar, que promove a conscientização interna de membros e servidores destacando a importância da sustentabilidade.


O diretor-geral da PGJ, Emmanuel Guterres Soares ; o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, Marco Antonio Santos Amorim; o promotor de justiça integrante da Assessoria Especial da PGJ, Márcio Thadeu Silva Marques participaram do evento. O presidente da Comissão de Sustentabilidade, procurador de justiça Marco Antonio Anchieta Guerreiro, foi representado Lucas Duailibe, que também integra a Comissão.

Na abertura do evento, o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, afirmou que “precisamos chamar a atenção de todos para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. Assim, o programa Integrar tem grande importância para a nossa instituição”. Ele também destacou que “o Ministério Público, enquanto agente fiscalizador e protetor do meio ambiente, precisa ser referência”.

O MPMA também integra a Ecoliga, que visa ao aprimoramento da gestão socioambiental e o desenvolvimento sustentável das entidades participantes.
O servidor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) e representante da Ecoliga, Gilberto Martins Moreira, palestrou sobre a importância da sustentabilidade e frisou que o termo já foi incorporado por diversosórgãos, parabenizando a evolução do MPMA quando se fala em qualidade vida, citando a instituição como referência na Ecoliga.

Gilberto Moreira citou que sustentabilidade é qualidade de vida e enfatizou o aspecto humano do tema. "O meu ambiente interno me transforma, me estimula para exercer as tarefas no meu ambiente de trabalho", pontuou.

O promotor de justiça Luís Fernando Cabral Barreto Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural (CAO-UMA) citou que a mudança para um ambiente sustentável não deve ser feita de forma imediata e invasiva, mas que é um processo gradual e de dentro para fora. Fernando Barreto ressaltou que "sustentabilidade é a incorporação de um novo modo de viver e não um modismo".

Ao final, o grupo humorístico Pão com Ovo realizou uma apresentação com o tema do evento.

ECOLIGA
A Ecoliga foi criada em 2016 para fomentar, inicialmente, a gestão socioambiental do Tribunal de Justiça do Maranhão, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho e Justiça Federal. Posteriormente, a rede de parceiros vem sendo ampliada, contando, atualmente, com oito instituições.

INTEGRAR

O Integrar, programa de gestão ambiental do MPMA, busca promover a conscientização interna de membros e servidores e desenvolver uma eficiente política institucional de práticas sustentáveis por meio de uma série de ações voltadas à preservação do meio ambiente e, consequentemente, à racionalização dos recursos públicos disponíveis.

O programa busca integrar o corpo humano da instituição à causa ambiental, utilizando a sensibilização como principal ferramenta. O Integrar possui seis áreas de atuação: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; licitações sustentáveis; sensibilização e capacitação dos servidores; e obras e reformas sustentáveis.

Recentemente, o programa Integrar foi anunciado como um dos 12 finalistas do 7° Prêmio A3P Melhores Práticas de Sustentabilidade. O Prêmio é concedido pelo Ministério do Meio Ambiente e a solenidade de premiação será dia 23 de agosto, no auditório da Imprensa Nacional, em Brasília.

Redação: Lucas Smith (CCOM-MPMA)
Fotos: Francisco Colombo (CCOM - MPMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!