Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de junho de 2018

FORÚM MUNICIPAL LIXO ZERO ACONTECE DIA 13 EM SÃO LUÍS


Acontece no dia 13 deste mês o I Fórum Municipal Lixo Zero São Luís. Objetivo do evento é discutir ações que fortaleçam e incentivem práticas sustentáveis em São Luís com foco na diminuição da geração de resíduos sólidos, consumo sustentável, educação ambiental, reciclagem e outros temas relacionados. O evento ocorre das 8h às 18h, no Convento das Mercês, na Praia Grande.

O evento terá em sua programação com a apresentação de boas práticas que incentivem a sustentabilidade. Os painelistas convidados irão apresentar o que têm feito em sua vida, comunidade, empresa ou instituição, seguindo o conceito Lixo Zero.

O Fórum Municipal Lixo Zero São Luís irá enaltecer e apresentar pessoas, projetos e organizações que são exemplo, possuem influência e trabalhos realizados no meio dos resíduos sólidos. Também participarão do evento artistas e empreendedores sociais locais realizando a divulgação do seu trabalho ao público participante.

PALESTRANTES

Entre os palestrantes do evento estão o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, fundador e presidente da Novociclo Ambiental S.A., primeira empresa brasileira de gestão de resíduos baseada no Conceito Lixo Zero e membro do board da Zero Waste International Alliance, fundador e mentor do Movimento Juventude Lixo Zero. Coordena eventos nacionais e internacionais como a Semana Lixo Zero, Zero Waste Cities Forum, Basura Cero Uruguai e Zero Waste Youth International International Forum.

Também estarão presentes palestrantes internacionais. Mal Williams, fundador da Zero Waste International Alliance, responsável pela promoção do Conceito Lixo Zero em todo o mundo. Stefano Ambrosini, especialista em gerenciamento de resíduos, responsável pela implantação de um modelo de coleta seletiva moderno na Itália.

OBJETIVOS

O objetivo do fórum também é difundir o conceito Lixo Zero na capital maranhense, além de ser uma ferramenta para mostrar à sociedade grandes exemplos de que essa mudança é possível. Pessoas, empresas, instituições que mudaram seu comportamento em relação aos resíduos, assumiram uma responsabilidade frente a este problema ao qual todo o mundo passa.
Lixo Zero é uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais residuais são projetados permitindo seu uso no pós-consumo.

Lixo Zero significa projeto de produto e gerenciamento de processos para evitar e eliminar sistematicamente o volume e a toxicidade dos resíduos e materiais, conservar e recuperar todos os recursos e não aterrar ou incinerá-los. Ao implementar o Lixo Zero, todos os descartes para a terra, água e ar são evitados, o que são uma ameaça à saúde do planeta e dos seres vivos.

TEMAS ABORDADOS
Tendência Lixo Zero;
Conscientização e educação ambiental;
Redução e Reuso;
Reciclagem;
Compostagem e agricultura urbana;
Desenvolvimento Local e Políticas Públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!