Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Concurso Nacional de Fotos marca as comemorações do Dia Mundial das Zonas Úmidas


Em 2 de fevereiro de 2015, a Convenção de Ramsar lançará o Concurso de Fotos para Juventude sobre as Zonas úmidas.

Para celebrar o Dia Mundial das Zonas Úmidas, no dia 2 de fevereiro, com o tema “ Áreas úmidas para o nosso futuro” a Convenção de Ramsar está organizando um Concurso de Fotos para Jovens de 15 a 24 anos.

Todas as imagens submetidas ao concurso serão usadas pela Convenção em produtos de divulgação com o objetivo de educar, informar e promover o uso racional das Zonas úmidas nas regiões ao redor do mundo em que a Convenção atua.

O Secretariado da Convenção de Ramsar, situado à Rua Mauverney, nº 28, CEP 1196, Gland, na Suíça (Patrocinador) lança a competição em 2 de fevereiro de 2015 até 2 de março de 2015, às 24hs do horário suíço. As informações sobre a participação, o recebimento do prêmio e o regulamento completo podem ser conferidas no site www.worldwetlandsday.org .

O Dia 2 de fevereiro foi instituído como o Dia Mundial das Zonas Úmidas (World Wetlands Day) em 1997 pelo Comitê Permanente da Convenção de Ramsar para estimular governos, organizações da sociedade civil e grupos de cidadãos à realização de ações que chamem a atenção da sociedade para a importância das áreas úmidas, sua proteção e para os benefícios que o cumprimento dos objetivos da Convenção pode proporcionar.
A cada ano, o secretariado da Convenção sugere um tema para as ações desenvolvidas pelos países membros da Convenção de Ramsar. Este ano, o tema é “Áreas Úmidas para o nosso futuro: Juventude”, pelo interesse e engajamento do público jovem com o tema, do qual é grande difusor nas mais diversas plataformas de comunicação.



Zonas úmidas do Maranhão na Lista Ramsar



Foto: Laís Morais Rego

Área de Proteção Ambiental das Reentrâncias Maranhenses (MA)



O Maranhão conta com três sítios Ramsar: a Área de Proteção Ambiental das Reentrâncias Maranhenses; a Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense e o Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luiz (MA).

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente o Maranhão é o estado brasileiro com maior representação no citado tratado internacional. Ao todo o Brasil tem 12 áreas úmidas na Lista de Ramsar.



São Sítios Ramsar brasileiros:

·         Reserva de desenvolvimento Sustentável Mamirauá (AM);

·         Parque Nacional do Cabo Orange (AP);

·         Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (BA);

·         Área de Proteção Ambiental das Reentrâncias Maranhenses (MA);

·         Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense (MA);

·         Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luiz (MA);

·         Parque Estadual do Rio Doce (MG);

·         Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Rio Negro (MS);

·         Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense (MT);

·         Reserva Particular do Patrimônio Natural SESC Pantanal (MT);

·         Parque Nacional do Araguaia - Ilha do Bananal (TO);

·         Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!