Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

SEMA realiza reunião com Prefeitura de Paço do Lumiar sobre o Plano de Resíduos Sólidos

Reunião entre representantes da Sema e do município de Paço do Lumiar













Na tarde da última quarta-feira (21/01) representantes da Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar reuniram-se com servidores do órgão ambiental estadual na sede da Sema.
O objetivo da reunião foi discutir a implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos daquele município. Estiveram presentes o secretário estadual de meio ambiente, Marcelo Coelho, a secretária adjunta de desenvolvimento sustentável da SEMA, Liene Soares e o superintendente de gestão de resíduos, Dyego Sena.
O prefeito e o vice-prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro e Marconi Lopes, respectivamente, a secretária interina de Meio Ambiente de Paço do Lumiar, Andréia Seguins Feitosaa procuradora adjunta do Município, Jacqueline Silva e técnicos da secretaria municipal de meio ambiente de Paço do Lumiar também participaram da reunião.
Na ocasião, os gestores e técnicos de Paço do Lumiar apresentaram uma nova versão do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS) com novas adequações às normas estabelecidas pela legislação pertinente à temática “resíduos sólidos”. Entre elas, a Lei Federal nº 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Durante a reunião, o secretário estadual de meio ambiente, Marcelo Coelho comentou a iniciativa de Paço do Lumiar ressaltando a importância dos municípios definirem estratégias para a gestão eficaz, participativa e ambientalmente adequada dos resíduos sólidos.
Os representantes de Paço do Lumiar falaram sobre a problemática envolvendo a área destinada à construção do aterro sanitário, na comunidade de Iguaíba, onde estudos técnicos avaliam se a área é viável para a construção do mesmo. Disseram ainda, que a população vem se posicionando contra visto que alega que seria prejudicada com a implantação do mesmo naquele local.
Outro ponto levantado durante a reunião pelo Vice-Prefeito de Paço do Lumiar, Marconi Lopes, foi a dificuldade do município em realizar uma gestão consorciada com os demais município da Grande Ilha. “É inviável por questões de custos operacionais e logísticos efetivarmos uma gestão compartilhada com os demais municípios próximos. Com base nesse ponto estamos tentando encontrar soluções que atendam aos interesses da população luminense”, declarou.
Diante das situações abordadas no encontro foi agendada uma nova reunião para a próxima quarta-feira (28/01) às 10h, na sala de reuniões da SEMA. Na oportunidade estarão presentes, além dos participantes da reunião do dia 21, representantes da sociedade civil organizada de Paço do Lumiar, do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) e da Secretaria de Agricultura Familiar.
Paço do Lumiar retomou, este mês, as audiências públicas de apresentação do PMRS. As comunidades da sede, Pindoba e Iguaíba foram as primeiras a conhecer as diretrizes do plano e puderam contribuir com propostas a serem implementadas ao documento.(Fonte: SEMA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!