Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Pesquisa mostra descaso de vereadores do Sul do Maranhão com o meio ambiente

divulgação
Uma pesquisa realizada pelo acadêmico de Biologia do Instituto Federal do Maranhão/IFMA (Campus Mangabeiras), Claude Brito, orientado pelo professor de Filosofia Carlos Reis Ribeiro de Sousa, financiado pelo PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), realizada no período de março a novembro de 2014, mostra descaso de vereadores do Sul do Maranhão em relação às questões ambientais. O objetivo da pesquisa era verificar os projetos e iniciativas dos parlamentares em defesa do meio ambiente na região, no período de 2009 a 2012. A pesquisa trabalhou com alguns municípios das Bacias do Parnaíba e Tocantins. São eles: Sambaíba, São Raimundo das Mangabeiras, Fortaleza dos Nogueiras, Balsas e Carolina. Os quatro primeiros citados vivem uma intensa devastação ambiental devido ao predomínio da monocultura da soja. 

Desmatamento

O município de Balsas, segundo dados do IBGE 2012, teve uma área desmatada correspondente a 136.381 hectares; Carolina 29.370 hectares; Fortaleza dos Nogueiras 25.542 hectares; São Raimundo das Mangabeiras 14.700 hectares; Sambaíba 44.656 hecatares.
As motivações iniciais da pesquisa foram os problemas diversos da região tais como desmatamento em alta escala, lixões, rios em decadência e falta de educação da população em relação à separação e depósito do lixo.

Para o acadêmico pesquisador o que chamou a atenção “foi à falta de iniciativa dos legisladores nos anos pesquisados em relação à defesa ambiental; por um período de quatro anos nada se fez em defesa do meio ambiente”, diz Claude Brito. Segundo ele houve sérias dificuldades para obtenção de informação na maioria dos municípios citados. O único município que respondeu ao ofício de solicitação no prazo pedido foi Carolina. Já Câmara de São Raimundo das Mangabeiras, segundo o acadêmico,  nem se quer deu qualquer satisfação em relação às informações solicitadas. As demais responderam as solicitações, porém não apresentaram nenhum resultado.

Câmara de Balsas

Dos cinco municípios pesquisados Balsas foi o único a apresentar iniciativas. Contudo, para o acadêmico de Biologia foram iniciativas muito pequenas para a dimensão dos problemas da região. No período de 2009 a 2012 os vereadores de Balsas apresentaram 36 indicações relacionadas ao meio ambiente. Porém, não se tem conhecimento se as mesmas foram efetivadas. Os parlamentares balsenses apresentaram ainda no período mencionado 03 projetos de lei: projeto de lei 018/11 (adote uma praça); projeto de lei 010/12 (proibição de queimadas em áreas urbanas); projeto de lei 016/12 (regras para a destinação de pneus inservíveis no município de Balsas). Da mesma forma não foi informado ao pesquisador se os projetos foram aprovados.

Desafios

A pesquisa dá ao cidadão uma referência para julgar o trabalho dos parlamentares da sua região. Evidentemente o pesquisador não quer generalizar o descaso para toda a região, porém é indubitável que há um desinteresse dos políticos em relação à defesa das causa ambientais na região Sul do Maranhão, uma vez que a situação é muito crítica e em 05 municípios não se constatou iniciativas relevantes. O desafio agora é saber se a população está preocupada com a defesa do meio ambiente da sua região ou se encontra da mesma forma que  seus representantes. (Fonte:Diario de Balsas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!