Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Sema nega supressão de área de mangue na Lagoa da Jansen


Sema diz que cortes vem sendo feitos dentro da normalidade
(Foto: Colaboração/Eduardo Martins)

Cidadãos questionam, o porquê da Lagoa da Jansen, em São Luís, está com parte da vegetação vem sendo cortada. 

Segundo o secretário Victor Mendes explicou, na manhã desta terça-feira (2), em entrevista à Radio Mirante AM, que as ações fazem parte de uma operação de limpeza e jardinagem promovida pela Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema).  Os trabalhos são, na verdade, de poda e limpeza, o que está sendo feito é arborização, jardinagem e limpeza.

"Muita coisa ali estava desarmônica. O que está sendo feito é um trabalho de segurança para os usuários. Foi feito um estudo, um acompanhamento para transformar o ambiente mais seguro. A vegetação possibilitava que algumas pessoas se escondessem ali", explicou.

"O que foi cortado é de baixíssimo impacto ambiental. Não tem nada fora da normalidade. É para deixar o ambiente mais agradável. Lá dentro, achamos lixo, sofás, pneus, tanta coisa. O usuário agora se sente mais seguro. A supressão de vegetação foi feita dentro da normalidade sem exageros. É de interesse social e de pequeno impacto", completou.

Paisagem e compensação
O secretário confirmou que as árvores foram cortadas para dar maior visibilidade à lâmina d'água da lagoa. "O que foi feito foi mínimo, dentro da harmonia e do equilíbrio. Existia muitas árvores que não davam mais frutos. Cortamos a parte de mangue dentro de normalidade. A vegetação em geral foi mantida, as várias espécies. Onde há mais passeio, passagem das pessoas, a limpeza foi mais acentuada. A diferença é porque o lugar pasosu vários anos sem sistema de poda e jardinagem", lembrou.

Mesmo confirmando o baixo impacto ambiental da ação, Victor Mendes disse que vai haver compensação. "Mesmo com impacto baixo, haverá compensação. Uma equipe técnica vai eleger alguns pontos para trabalhos de compensação, que ainda está em fase de estudo", avisa (Fonte: Rádio Mirante AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!