Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de março de 2013

Workshop Internacional discute a valorização energética de resíduos sólidos urbanos em São Luís


A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMA, realizou na ultima quarta (06/03), o Workshop Internacional de valorização energética de resíduos sólidos urbanos – uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável, a solenidade de abertura aconteceu às 8h30, no Hotel Veleiros. O evento foi promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em conjunto com a Universidade Técnica de Braunschweig e o Instituto CREED (Center for Research, Education and Demonstration in Waste Management).

A mesa de abertura do evento foi composta pelo Reitor da UFMA, o Doutor Natalino Salgado Filho, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMA, O Doutor Fernando Carvalho Silva, a Coordenadora do Projeto de Implantação do Centro de Biotecnologia do Brasil – CREED do Brasil, Cristiane Pereira; o Secretário Municipal de Meio Ambiente de São Luís, Rodrigo Maia Rocha; o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, Victor Mendes; o Secretário Municipal de Educação de São Luís, Allan Kardec; o Presidente da FIEMA, Edilson Baldez e o Vice-Prefeito de São José de Ribamar, Eldes Sampaio.

Em sua palavra, o Reitor da UFMA deixou clara a importância de iniciativas como essa, para ele a discussão desse tema é de relevância local e nacional. Natalino afirmou que a busca por soluções para o tratamento e o destino adequado dos resíduos sólidos e urbanos é preocupação da sociedade, e a Universidade está disposta e atenta para encontrar meios que estimulem e propiciem a pesquisa e a produção científica na busca por essa solução.

Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente de São Luís, Rodrigo Maia Rocha “essa iniciativa é fundamental não só para os membros do poder público, mas também, para as instituições que integram a sociedade civil, é importante porque transforma a universidade como um centro de construção do conhecimento e de difusão desse conhecimento que também aproxima a academia dos problemas práticos da sociedade”,Afirmou.

Representando o Governo do Estado, o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, Victor Mendes também falou sobre o evento. “O Estado recebe com muita euforia o evento, o momento é muito oportuno porque nós estamos no auge da discussão de resíduos sólidos no Brasil. Com o advento da lei em 2010, então toda rotina, toda discussão hoje na questão ambiental é focada no gerenciamento de resíduos, a discussão é muito atual, muito oportuna principalmente porque no Brasil a legislação exige que até 2014, todos os municípios do Brasil estejam operando com aterro sanitário, mas é uma realidade meio utópica esse prazo. Foi feito um trabalho de pesquisa dos resíduos no Maranhão em mais de quinze municípios e chegamos à constatação de que nós só temos lixões e até na capital a situação é crítica porque é lixão controlado. Então fica o desafio de colocar essa política atuante, dentro de um prazo estabelecido pelo governo federal, mas é uma política cara que nem todos os municípios tem condição de manter. Então a discussão é valida, mas o modelo colocado pelo governo federal é um pouco utópico, fora da realidade brasileira.”Ressaltou o Secretário.

O Secretário Municipal de Educação de São Luís, Allan Kardec, também deixou evidente, em sua palavra, a satisfação com o trabalho desenvolvido e a iniciativa da Universidade em discutir o referido tema. Para o Secretario esse workshop é certamente de uma importância muito grande, para ele, o evento leva a tona a preocupação com essa gestão do lixo, do lixo orgânico, lixo não orgânico, separação do papel. Esse debate vem num momento oportuno e acontece num momento crucial dessa nova gestão do prefeito.  

Durante toda a manhã foram apresentados aos presentes à proposta de criação do Centro de Biotecnologia do Brasil – CREED do Brasil, como instrumento de pesquisa e desenvolvimento para tratamento de resíduos sólidos. O objetivo da criação do CREED DO BRASIL é fornecer um arcabouço multidisciplinar voltados às instituições públicas e privadas para a implementação de tecnologias direcionadas ao tratamento de resíduos no Brasil.

A palestra inicial, que teve por tema “O paranorama global de valorização de Resíduos Sólidos e Urbanos e tendências tecnológicas para a Gestão Sustentável dos Resíduos Sólidos Urbanos”, foi proferida por um convidado internacional, professor da Universidade Técnica de Braunschweig, Klaus Fricke, Doutor em Tratamento de Resíduos, professor na Universidade Tecnológica de Braunschweig e diretor do departamento de tratamento de resíduos e recursos naturais no Instituto Leichtweiss, o palestrante tem experiência nas áreas de Geologia, Agronomia e Engenharia Civil, com ênfase em Tratamento de Resíduos.

Além desta, foram apresentadas as palestras, “Plano de Gestão de Resíduos Sólidos”, proferida por Soraya Voigtel; “ECOPARQUE – Recuperação Energética para o Desenvolvimento Sustentável – CREED (Centro de Pesquisa, Capacitação e Operacionalização da Gestão de Resíduos)”, apresentada por Cristiane Pereira; “ECOCEMAR: Uma alternativa de Sustentabilidade Ambiental para o Maranhão – CEMAR”, proferida por Júlio Cesar Mendes, Executivo de Eficiência e Inovação da CEMAR e a palestra “Instrumentos Legais para a Valorização dos Resíduos Sólidos Urbanos – Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Maranhão (CGJ)”, apresentada pela Doutora Teresa Cristina de Carvalho Pereira Mendes – Juíza de Direito à Disposição da CGJ.

Após a apresentação das palestras, a manhã foi encerrada com uma calorosa mesa de discussão entre palestrantes e o público presente, com sugestões e perguntas sobre o tema abordado. O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMA, o Doutor Fernando Carvalho encerrou o evento agradecendo a presença de todos e falando sobre a importância do workshop para o estado.

“O evento é uma iniciativa da PPPG, e o projeto a ser desenvolvido, em parceria com a Universidade Técnica de Braunschweig e o Instituto CREED, é um projeto que vai atender às necessidades do plano nacional de resíduos sólidos. Será instalada uma unidade de tratamento piloto de resíduos sólidos urbanos, um centro de biotecnologia de tratamento de resíduos sólidos para a formação de recursos humanos, assim como, um laboratório para dar suporte ao processo da planta piloto.” Afirmou o Pró-Reitor (Fonte: UFMA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!