Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de março de 2013

Deputado estadual protesta contra paralisação das obras da refinaria Premium

Deputado César Pires (DEM)

O deputado César Pires (DEM), em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (27), exortou o parlamento estadual a quebrar o silêncio e lutar pela instalação contígua da refinaria Premium, em Bacabeira. Ele lembrou dos clamores pela conclusão do aeroporto de São Luís e pela duplicação da BR-135, cujas cobranças junto ao governo federal surtiram efeito e as obras foram destravadas. “Gritei pelo aeroporto, gritei pela estrada e estou falando agora pela refinaria de Bacabeira”, assinalou.

César Pires destacou que a refinaria Premium foi um compromisso que o governo federal assumiu com o Maranhão, com a participação in loco da então ministra Dilma Rousseff e do então presidente Lula. E lamentou que, depois desse empenho, hoje a visão da refinaria é de um “esqueleto desidratado”.


“Eu vi ali sendo abafados sonhos, sendo estreitados pensamentos de uma evolução que nós ajudamos a pensar e tive a felicidade de estar ali com a presidente Dilma, à época ministra, com o então presidente Lula. Quando nós encontramos a duplicação da estrada sendo bem encaminhada, assistimos agora a derrocada de um sonho de uma vontade de fazer prevalecer uma refinaria”, lamentou.


César Pires reforçou a ideia de que causa da refinaria deve ser comum. “Que partido venhamos a ter, que facção política venhamos a ter, que lado político venhamos a ter, ou o mais ferrenho defensor de um bloco, de um partido ou de um governo, pode se silenciar em ver essa situação ali dentro?, clamou.

Durante o pronunciamento, ele anteviu as críticas e afirmou que nem elas farão obstáculo à sua determinação de ver a refinaria se tornar realidade. “Quem quiser criticar-me nas caladas da noite, que critique; quem quiser fazer alusões ao meu pensamento ou tentar diminuir as minhas intensidades, que fique certo de que eu não me silenciarei quando achar que é justo. Injusto seria eu ouvir todos aqueles apelos da minha região que me colocou aqui e eu ficar calado em relação a isso. E os risos sarcásticos de cada um, que façam, mas que façam certo, porque eu não vou me silenciar em relação a essa situação”, declarou César Pires, que tem base política nas regiões de Rosário, Santa Rita e Bacabeira.

César Pires advertiu que o silêncio pode implicar em séria pena, como o Maranhão perder espaço para outros estados que não ficarão inertes perante o desinteresse do Governo Federal. “Temos que lutar por tudo isso, sob pena de um Ceará gritar e ser ouvido, de um Pernambuco conseguir gritar”, citou.

Como presumiu César Pires, as críticas não demoraram a surgir. Logo em seguida, o líder da oposição, deputado Marcelo Tavares (PSB), comentou a manifestação do líder do governo: “Prometeram ao Maranhão que iriam dar mais de 200 mil empregos, para ganhar uma eleição. Agora o líder do governo vem aqui e diz que o sonho acabou. Será que a governadora Roseana teria vencido a eleição por 2 mil votos sem essa mentira da refinaria de Bacabeira?”.

Durante as discussões, o presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo (PMDB), comprometeu-se com o envio de um requerimento de informação ao ministro das Minas e Energia, o senador maranhense Edson Lobão (PMDB), pedindo informações concretas sobre a situação das obras de instalação da refinaria Premium (Fonte: Agência Assembleia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!