Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Prefeitura de São Luis e de Barreirinhas vão reeditar a ideia do consórcio de produção e abastecimento

Prefeito de Barreirinhas Léo Costa e Marcelo Coelho da Semapa
O prefeito de Barreirinhas Léo Costa, (PDT), vai reeditar a ideia do Consórcio Intermunicipal de Produção e Abastecimento. Léo - que sempre foi um dos entusiastas, da produção sustentável de alimentos procurou a Prefeitura de São Luis para fortalecer a produção consorciada. O prefeito esteve reunido com o secretário municipal de agricultura, pesca a abastecimento Marcelo Coelho para buscar uma nova aliança em torno da produção e do abastecimento. O novo gestor da Semapa ficou entusiasmado com a ideia e vai levar a Edivaldo Holanda Jr para apreciação.

Criado em 1997, na segunda gestão do prefeito Jackson Lago foi interrompido em 2009 por falta de interesse político dos gestores públicos. O Cinpra nasceu   com o objetivo de municipalizar a agricultura nos municípios da zona rural da região metropolitana da capital. O consórcio  tem como   filosofia, a pedagogia da alternância, estimulando a cooperação intermunicipal e profissionalizar jovens e adultos no campo, através das casas familiar rural.

A premissa básica seria estimular a produção local fortalecendo os laços de comercio entre os municípios para combater a importação de alimentos de outros estados. No auge do consórcio chegou a reunir 21 municípios em torno da produção de alimentos. Quem visita as feiras da capital é fácil descobrir a gravidade do problema do abastecimento. Mais de 90% dos produtos são oriundos de outros estados. Quem paga o ônus é o consumidor final com preços altos dos produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!