Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Maranhão: Criação da Comissão de Educação Ambiental nas Universidades do Estado


CARTA

A Universidade Federal do Maranhão - UFMA criou no final do ano passado (2012) a sua Comissão de Educação Ambiental (via portaria 401/2012), que tem como objetivo tratar da implementação da Política Universitária de Educação Ambiental, no âmbito de sua competência, conforme dispõe a Política Nacional de Educação Ambiental, Lei Federal nº 9.795/99 e Decreto 4.4.281/2002 - PNEA). A UEMA também já criou a sua Comissão em 2012. Agora falta o IFMA.

Há uns 3 anos atrás enviamos ao MPF e MPE um abaixo-assinado requerendo aos órgãos competentes que as políticas de EA fossem efetivamente implementadas, incluindo as IES, a SEDUC e as SEMEDs. Necessariamente, esse processo é complexo e desde o início procuramos dialogar com as instituições responsáveis. Hoje(15/01/2013), mais uma vez teremos uma reunião com o secretário estadual de educação para tratar da IMPLEMENTAÇÃO da EA no ensino formal estadual, que é de competência da SEDUC-MA.

Entendemos que o processo necessita de maior agilidade no âmbito da Seduc-MA. A falta de compromisso de alguns gestores e a mudança constante de secretários no maranhão, tem dificultado o prosseguimento normal das ações estruturantes.

No âmbito da Seduc, entendemos que o processo tem que ser mais ágil e isso é possível, depende em grande parte, da vontade de querer fazer, isso é muito mais uma questão de vontade política! 

Precisamos INOVAR! O Estado é muito extenso, precisamos melhorar/agilizar as ações estruturantes!
A expectativa é que amanhã tenhamos um diálogo propositiva e que novas estratégias sejam trabalhadas!


Atenciosamente,
Auridenes Matos
Antonio Ferreira de Araújo
Coordenadores da Rede  de Gestão Ambiental do Maranhão - REGEAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!