Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Maranhão: Assembleia sedia I Conferência Nacional de Redefinição Territorial


Foi aberta no auditório “Fernando Falcão” da Assembleia, na manhã desta quarta-feira (17), a I Conferência Nacional de Redefinição Territorial promovida pelo governo do Estado por intermédio do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), órgão vinculado à secretaria de Planejamento. O objetivo é o nivelamento de uma metodologia de redefinição territorial.

O deputado Carlinhos Florêncio (PHS), presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Casa, que representou o Poder Legislativo Estadual, disse que a questão da redefinição territorial dos municípios no Estado do Maranhão tem sido motivo de discussão e preocupação em razão da falta de definição desses limites, com graves conseqüências para suas populações. “Em razão disso, a Assembleia Legislativa, que é depositária dos anseios do povo, tem sido cobrada por soluções efetivas para esse grave problema”, revelou.

O representante do Conselho Nacional de Cartografia e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), João Scander Neto, afirmou que apesar de se ter alcançado avanços tecnológicos significativos na área de cartografia, todavia não houve o acompanhamento dessa evolução por parte das instituições. “Em pleno século XXI ainda estamos nos debatendo com problemas dessa natureza. Resolver a problemática dos limites territoriais dos municípios é procurar melhoria para o exercício da cidadania”, observou.

Participaram da mesa de abertura da I Conferência Nacional de Redefinição Territorial o presidente do Imesc, Fernando Pinto Barreto, o presidente da Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC), José Carlos Pena Vasconcelos, o Procurador Adjunto do Estado do Maranhão, Ricardo Pestana, o presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembleia, deputado Carlinhos Florêncio, o diretor de Geoprocessamento do Imesc, Josiel Ferreira, e o representante do Conselho Nacional de Cartografia e do IBGE, João Scander Neto (Fonte: Ribamar Santana /Agência Assembleia). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!