Leio Jornalismo Ambiental no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

SEMAR discute Plano de Contenção de Cheias no Rio Parnaíba


MEIO AMBIENTE no PIAUÍ

A Agência Nacional de Águas-ANA, através do Programa de Desenvolvimento do Setor Água – INTERÁGUAS - está disposta a financiar, com recursos provenientes do Banco Mundial, um plano que visa conter as cheias na Bacia do Parnaíba. A confirmação foi feita durante reunião realizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR que teve como objetivo, discutir propostas de implantação do Plano de Contenção de Cheias da Bacia do Rio Parnaíba. A bacia é considerada umas das prioritárias para monitoramento e controle de cheias no Brasil, abrangendo estados do Piauí, Maranhão e Ceará. Esta é uma ação preventiva para evitar que futuramente possam acontecer problemas com cheias, ressalta o secretário Dalton Macambira. 

A discussão proposta pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR está sendo realizada, já visando o período chuvoso que deverá ocorrer no final de dezembro para janeiro de 2013.   Teresina, Floriano, Barras e tantos outros municípios já sofreram com cheias, como foi o caso da Barragem de Algodões. Precisamos agir antecipadamente para evitar que famílias inteiras possam sofrer com as cheias, acrescenta Macambira.

O Superintendente de Eventos Críticos da ANA, Joaquim Gondim, fez uma breve apresentação sobre eventos de cheia ocorridos em Cataguases-MG- e Paraíba do Sul-RJ, para mostrar como exemplo e nortear as futuras atividades a serem desenvolvidas no Piauí.

A agência nacional está estruturando e organizando este plano no sentindo de avisar a população da possibilidade de ocorrência de algum evento de cheias no próximo período de chuvas aqui na região e paralelamente estamos discutindo as bases para um, plano de longo prazo que envolve ações de ordem estrutural, como a construção de barragens e outras obras que possam minimizar este problema, disse Gondim.

Representantes da Chesf, CPRM Serviço Geológico Brasil e Operador Nacional do Sistema - ONS mostraram a base de informações de que dispões sobre os recursos hídricos e de que forma um sistema de alerta poderá ser utilizado em caso de uma catástrofe. A Sala de Prevenção de Eventos Críticos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR e a Sala de Alerta da CPRM poderá vir a atuar em conjunto, compartilhando informações necessárias para o acompanhamento e controle da situação da Bacia do Rio Parnaíba.

Ficou definido que a próxima reunião vai acontecer no dia 17 de outubro para tratar da base cartográfica da Bacia do Parnaíba e no dia 24 de outubro, acontecerá um encontro para discutir a previsão de cheia na Bacia do Parnaíba.

A reunião contou com a presença de representantes da Águas e Esgotos do Piauí S.A - Agespisa, Secretaria do Desenvolvimento Rural - SDR, Instituto de Desenvolvimento do Piauí - IDEPI, Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - CHESF, Serviço Geológico do Brasil - CPRM,  Operador Nacional do Sistema - ONS, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba - CODEVASF, órgão parceiros neste programa (Fonte: SEMAR/PI).

Geísa Batista
Analista de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!