Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Audiência pública debaterá preservação do Vinhais Velho


PRESERVAÇÃO do PATRIMÔNIO

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa por iniciativa do presidente, deputado Bira do Pindaré (PT), realizará uma audiência pública para tratar da preservação do Vinhais Velho, em São Luís/MA, às 15h desta terça-feira (11), na Assembléia Legislativa - Palácio Manuel Beckman, na Av. Jerônimo de Albuquerque, Sítio do Rangedor, bairro do Calhau, em São Luis/MA.

O bairro foi criado em 20 de outubro de 1612, 42 dias após a fundação de São Luís, localiza-se próximo ao Recanto dos Vinhais, em São Luís. Lá habitam cerca de 600 famílias, num contingente populacional de aproximadamente 3 mil pessoas, em área remanescente de aldeamento indígena.

Parte das famílias complementa sua renda com atividades como pesca, extrativismo de caranguejo e coleta de frutas. No Vinhais encontra-se a secular Igreja de São João Batista, com quase 4 séculos de existência, o Cemitério do Vinhais Velho, datado do século XVIII, um porto, construído no Governo Newton Belo, 1961-1966, a Escola Municipal Oliveira Roma, diversas fontes naturais que abastecem a comunidade, além de servir como atrativo turístico e reservas naturais com mangues, juçarais e ipês entre outras.

A idéia é debater a importância arqueológica e cultural do Vinhais Velho e a iniciativa de transformar o bairro em Patrimônio imaterial do Maranhão. “É objeto de um projeto de lei da nossa iniciativa que vai ser discutido amanhã nesta audiência que propõe transformar o Vinhais Velho em Patrimônio imaterial do Estado do Maranhão”, lembrou Bira do Pindaré (Fonte: AL/MA).

Geísa Batista
Analista de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!