Governador visitando às obras na Barragem da Atalaia (Foto:Regis Falcão) |
Uma das maiores obras de combate a seca no Brasil está 60% concluída. Fica no Extremo-Sul do Piauí, em Sebastião Barros. A Barragem de Atalaia tem o volume maciço de água na adutora de 1,5 milhão de metros cúbicos. Só a extensão da parede ocupa 2.2 mil metros e a tomada de água de 1.000 milímetros de diâmetro.
O investimento da obra ultrapassa o montante de R$ 55 milhões. A intenção do governador Wilson Martins é de entrega-la em 2013. “Temos projetos que vão funcionar assim que a Barragem de Atalaia ficar pronta, é o caso da construção de outros reservatórios de água de média e grande capacidade. Outro problema que será resolvido será o da falta de água na região a adutora da Atalaia vai resolver isso”, lembra.
O engenheiro responsável pela obra, Alisson Gomes, explica que a construtora está realizando a execução da parede e trabalhando na escavação do sangradouro. “Tudo está dentro do cronograma, são 2.500 hectares de obra, até o ano que vem vamos alcançar a etapa de fechamento do rio”, diz.
Todos os municípios da região onde a Barragem de Atalaia está sendo construída estão em estado de emergência por causa da estiagem. Ao todo, no Piauí, 192 decretaram o mesmo problema. “São projetos como o da Barragem de Atalaia que vai melhorar a convivência do piauiense com a seca, é uma garantia de água mesmo em um período de tão pouca chuva, obras como esta mudam totalmente a vida de todos que mora na região”, finaliza Wilson Martins (Fonte: Gov. do Piauí).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!