Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Piauí: Canal da Integração vai garantir água de qualidade para o semiárido

Barragem de Bocaina: garantia de água para população

Após a reunião com a bancada federal e órgãos envolvidos nas ações de recursos hídricos do Estado do Piauí, o secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, professor Dalton Macambira, reuniu com equipe técnica da SEMAR para traçar as diretrizes do principal projeto da secretaria para os próximos meses, o Canal da Integração do Sertão Piauiense, integração da bacia do rio São Francisco a dos rios Canindé/Piauí, cujo objetivo é a segurança hídrica no semiárido.

O secretário Dalton Macambira enfatizou para equipe técnica da SEMAR que o projeto vai beneficiar toda a região do semiárido, garantindo seu desenvolvimento, com água de qualidade para o consumo humano. “Temos trabalhar para garantir esse projeto que vai atender milhares de pessoas e, ainda, matar a sede dos animais, garantindo a irrigação para agricultura e para a indústria”, ressalta Macambira.

 Para o desenvolvimento do estudo de viabilização do projeto, a SEMAR trabalha com base na conclusão da análise crítica ao Plano de Integração das Bacias Hidrográficas, com o aproveitamento das infra-estruturas existentes, com irrigação e abastecimento hídrico da fronteira seca estadual e nos estudos de previabilidade para a transposição de água do Rio São Francisco para a região semiárida, através do sistema Sobradinho-Paulistana. Isso com vista a orientar a realização de levantamento de informações secundárias e pesquisas de campo, para elaboração do Diagnóstico e dos Estudos Técnicos Preliminares.

Dalton Macambira destacou, ainda, que será realizada a elaboração de levantamentos e estudos geológicos e geotécnicos ao longo dos traçados dos canais, bem como a realização de levantamento de informações secundárias e pesquisas de campo com vista à elaboração de diagnóstico das demandas hídricas para os horizontes: atual e de 10, 25 e 50 anos, considerando os cenários tendencial e desejável.

O canal da integração vai garantir a oferta de água para suprir as demandas hídricas nos horizontes: atual e de 10, 25 e 50 anos, considerando os cenários tendencial e desejável. Um estudo mostrará a previsão de vazões de captação no Lago Sobradinho, a partir da concepção da captação de uma vazão garantida mínima necessária para suprir as demandas essenciais (prioritárias), com a concepção de captação de uma vazão excessiva para enchimento de todos os reservatórios, todos os anos, quando o Lago Sobradinho estiver vertendo ou com níveis altos. A avaliação da vazão a ser captada com variação temporal e espacial.

Durante a reunião, foram apresentados dados que mostram a oferta anual de água no estado que é 17,95 bilhões de m³, mas que tem uma má distribuição. O secretário enfatizou que potencialidade é de 4,52 bilhões de m³/ano e explotável é de  2,86 bilhões de m³/ano. Ele disse que é preciso unir forças com vários órgãos e a bancada federal para garantir meios para combater os efeitos da seca, destacando a regularização da oferta com o aumento da capacidade de armazenamento e o equilíbrio na distribuição da oferta com a integração de bacias e a transposição. Para Macambira, é preciso e continuar com a construção de sistemas adutores e operação de reservatórios.
A SEMAR já informou aos deputados e autoridades da área de recursos hídricos, os instrumentos técnicos para viabilização hídrica, destacando o Plano Estadual de Recursos Hídricos, enfatizando o monitoramento pluviométrico, monitoramento fluviométrico, monitoramento quali-quantitativo, cadastro, licenciamento e outorga. Na área de gestão compartilhada, a secretaria enfatiza a importância dos comitês de bacias e as comissões gestoras de barragens (Fonte: ASCOM/SEMAR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!