6/10/2025

Durante os quatro dias de feira, o estande das artesãs foi um dos mais visitados, atraindo olhares e conquistando novos admiradores do artesanato maranhense. Biojoias de sementes, bolsas e sandálias de fibra de bananeira, brinquedos em madeira reaproveitada e acessórios de fio e fibra de buriti estiveram entre as criações mais procuradas pelos visitantes.
“Por meio da SETUR-MA, fortalecemos o acesso dos artesãos a feiras e eventos, à capacitação e formalização. Estar na Expo Indústria mostrou que apoiar o artesanato é apoiar o turismo, a economia criativa e a identidade cultural do Maranhão”, destacou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.

“Muita gente vê uma semente só como algo que caiu da árvore. Nós vemos identidade, ancestralidade e fonte de renda”, contou a artesã de que produz biojoias, Cristiane Lopes.
Com brinquedos de madeira reaproveitada, Angelina Aranha encantou famílias e crianças. “A madeira tem vida. Quando uma criança brinca com nossos brinquedos, ela se conecta com algo que respeita o meio ambiente e valoriza o feito à mão”, contou.
Estar na Expo Indústria foi mais uma oportunidade de comercializar nossas peças e sentir que fazemos parte de um Maranhão que cresce sem esquecer suas raízes”, destacou a artesã Salete Serrate, que trabalha com a fibra de buriti.
A presença das artesãs do CEPRAMA também conquistou visitantes de outros estados. A turista Clara Gusmão, de Brasília, elogiou o atendimento e a beleza das peças.
A visitante Francisca Maria Pino também destacou o impacto visual das obras expostas. “Parei nesse estande pela perfeição do trabalho. A beleza e o cuidado com cada detalhe me conquistaram”.
Organizada pelo Sistema FIEMA, com apoio do Sebrae e do Governo do Estado, a Expo Indústria Maranhão 2025 reuniu mais de 250 expositores, promovendo conexões entre setores produtivos, inovação e sustentabilidade. A participação do CEPRAMA reafirmou o compromisso da SETUR-MA com a valorização do artesanato como importante vetor de desenvolvimento econômico e promoção da cultura maranhense.
Texto e fotos: Geíza Batistta – Assessoria de Comunicação do CEPRAMA/SETUR-MA
Entrevista com artesã maranhense no youtube
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!