No coração da Madre Deus, em São Luís, o artesão Benedito Filgueira, conhecido como Biné, é um dos permissionários do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama). Há 11 anos, ele transforma pedaços de madeira em verdadeiras obras de arte que carregam a magia da infância e da cultura maranhense. Além de brinquedos tradicionais, Biné cria jogos educativos, objetos decorativos e porta-chaves que encantam visitantes de todas as idades.
No Dia do Mágico, celebrado em 31 de janeiro, as criações parecem ganhar vida, resgatando memórias e promovendo momentos de união em família. “Esse é o brinquedo tradicional nosso, da nossa cultura. Hoje, as crianças passam muito tempo no celular. Esses jogos são para brincar com a família – criança, adulto, idoso, todo mundo junto”, explica Biné.
Entre suas criações, destacam-se jogos educativos que promovem desafios e incentivam a interação. Um exemplo é o “jogo da velha africano”, uma adaptação do tradicional jogo da velha que, em vez de cinco peças, utiliza apenas três, exigindo mais estratégia. Biné também desenvolve jogos de memória, ideais para crianças, adultos e pessoas da terceira idade, incluindo aquelas com necessidades especiais.“Os jogos educativos ajudam a aprender coisas boas, diferentes do que muitas crianças consomem no celular hoje em dia. É um trabalho que une diversão, aprendizado e tradição. Eu gosto de criar algo que faça a pessoa pensar, se desafiar”, afirma o artesão.
O diretor do Ceprama, Jorge Beckman, destaca o impacto emocional dos brinquedos de madeira:
“A magia dos brinquedos feitos pelos nossos artesãos, como o Biné, está no poder que eles têm de despertar memórias afetivas. Muitos turistas que chegam ao Ceprama se emocionam ao encontrar esses brinquedos que remetem à infância. É comum ver visitantes contando histórias de quando brincavam com algo parecido e levando as peças como presentes para filhos, netos e sobrinhos. Esses brinquedos não são apenas objetos, são laços entre gerações, que ajudam a preservar nossa cultura e levam um pedacinho do Maranhão para o mundo.”A arte transcende gerações. Maria Lúcia Carvalho, de 67 anos, se emocionou ao comprar um jogo do Resta Um para o neto. “Esses brinquedos me lembram da minha infância, quando meu pai fazia algo parecido para mim e meus irmãos. É como trazer de volta uma parte da minha história”, conta.
Já o pequeno João Miguel, de 8 anos, ficou fascinado com um pião. “Parece que ele vai rodar sozinho! É muito mais legal do que os jogos no celular”, disse, encantado com as cores vibrantes do brinquedo.
Um destino turístico de encantamento
O Ceprama se tornou um ponto de encontro de turistas que buscam lembranças únicas de São Luís. Biné Filgueira, com suas criações em madeira, oferece produtos que vão de brinquedos educativos a objetos decorativos. “Os turistas adoram nossos produtos porque eles carregam a essência do nosso artesanato e da nossa cultura. Muitos levam como lembrança de São Luís”, comenta Biné.O artesão reforça ainda o valor cultural dos jogos educativos e desafiadores que produz. “Cada peça tem uma história e é pensada para todas as idades. Temos algo especial para crianças, adultos e idosos, sempre promovendo aprendizado e diversão.”
No Dia do Mágico, as criações de Biné são um exemplo de como a simplicidade pode encantar e ensinar. Suas peças de madeira, cuidadosamente trabalhadas, são mais do que brinquedos: são pontes entre o passado e o presente, promovendo conexão entre gerações.
“Eu acredito que a magia está nas coisas simples”, conclui Biné, enquanto ajusta os detalhes em um jogo de memória. Para quem visita o Ceprama, cada peça carrega um toque de encantamento que transcende o tempo. Confira também o trabalho do Artesão Biné Filgueira no Instagram: @arte_filgueira
Sobre o Ceprama
Sustentabilidade, tradição e criatividade estão expressas na produção artesanal do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama). Com produtos que destacam a representatividade cultural e a importância econômica do artesanato maranhense, o espaço é gerido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA).Fundado em 1989, o Ceprama reúne peças de todas as regiões do estado, feitas com matérias-primas retiradas do bioma local, como sementes, barro, cerâmica, madeira, ossos e fibras. Localizado em um casarão de 3 mil m², que já abrigou a Companhia de Fiação e Tecelagem de Cânhamo, o espaço também é palco para eventos e apresentações artísticas, simbolizando a riqueza cultural do Maranhão.
“O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), tem a missão de valorizar, divulgar e fortalecer o artesanato como um dos pilares da nossa identidade cultural. Além de preservar as tradições e expressar a criatividade do povo maranhense, o artesanato também desempenha um papel fundamental na geração de emprego e renda para inúmeras famílias. O Ceprama é um espaço estratégico para promover essa conexão entre os artesãos e os turistas, garantindo que nossa cultura alcance novos horizontes e continue sendo fonte de sustento e orgulho para o estado”, afirmou a secretária de Turismo, Socorro Araújo.
SERVIÇO:
Brinquedos artesanais
Onde encontrar: no Ceprama, São Luís/MA, Barraca do Biné,
Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 9h às 17h
Texto e fotos: Geíza Batistta
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!