![]() |
No Jardim Guará Mirim, os brinquedos são produzidos em materiais naturais, e o contato com a natureza e a cultura popular é um dos diferenciais |
Único jardim de infância Waldorf em São Luís está com campanha na plataforma Catarse
Em meio à crise sanitária causada pela pandemia do Corona Vírus, o que também reflete na questão econômica, diversos empreendimentos se viram sem fluxo de caixa para se manterem. Muitos destes empreendimentos são do terceiro setor, sem fins lucrativos e que se mantém com mensalidades de sócios. Por esta razão, diversas entidades estão se voltando para os financiamentos coletivos online como alternativa para atravessar esse momento de crise aguda.
É o caso do Jardim Guará Mirim, que iniciou uma campanha na plataforma de financiamento coletivo Catarse. O Guará Mirim é o único jardim de infância baseado na Pedagogia Waldorf em São Luís, e que há cinco anos atende crianças de 18 meses a seis anos, prezando pela cultura do brincar livre e a liberdade de viver a infância em sua plenitude.
A iniciativa partiu dos próprios pais das crianças que estudam no Jardim Guará Mirim, haja vista, que a instituição configura-se uma associação sem fins lucrativos, cujas tomadas de decisão se dão a partir de um conselho diretor formado por pais e professores. Ou seja: lá, todas as decisões são tomadas de forma coletiva.
É importante ressaltar que entre as atividades do Jardim Guará Mirim estão eventos fora do muro da escola, como o pipaço, o Bailinho de Carnaval, a comemoração do Dia Mundial do Brincar, Arraiá do Guará, participação em feiras culturais e de artesanato, entre outros. Eventos estes, que além proporcionar interação entre as crianças, seus familiares e amigos no contexto do usufruto do espaço público, tem também a finalidade de gerar renda para o Jardim Guará.
Portanto, a campanha de financiamento coletivo para o Jardim Guará Mirim por meio da plataforma Catarse prevê a manutenção do espaço, que no momento atual, por ocasião da pandemia do Corona Vírus, encontra-se sem ter condições de realizar atividades de geração de renda, e tem se mantido apenas com as mensalidades pagas pelos pais das crianças. “Nosso Jardim Guará Mirim precisa continuar semeando educação para crianças. Para isso, esse projeto pretende buscar apoio financeiro mensal para mantermos nossas atividades cotidianas. Precisamos conseguir apoio para mantermos o aluguel da nossa escola, pagar os educadores e contratar uma secretária”, diz Alexandre Mourão, um dos pais e sócios do Jardim Guará.
Recompensas – Arte, cursos, terapias, artesanato. As recompensas para os apoiadores são variadas e estão sendo oferecidas por pais, professores e sócios do Jardim Guará. O apoio tem valor inicial a partir de R$ 20, e entre as recompensas estão: a reprodução de obra produzida em aquarela com o tema de cangaço; anjinho de feltro natural feito à mão; oficina de meditação; oficina de compostagem; oficina de Reiki ou florais; mentoria sobre o sono infantil, entre outras.
Para apoiar basta acessar o site do Catarse (Apoie o Jardim Guará Mirim) e colaborar, lembrando que a campanha estará disponível até o dia 12 de julho de 2020.
Fonte: Zina Nicácio - Jornalista, roteirista, assessora de comunicação, gestora cultural
(98) 8827.6620 / 8162.8684 - JP-DRT/MA 731
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!