Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

sábado, 17 de novembro de 2018

CORREDOR DE MANGUEZAIS AMAZÔNICOS RECEBE RECONHECIMENTO INTERNACIONAL



ICMBio, com orientação também do DEco SBio obtiviveram o reconhecimento internacional (via Convenção de Ramsar, sobre áreas úmidas de importância internacional) da longa área de manguezais amazônicos.

Recentemente aprovamos um pequeno projeto, com recursos da Noruega, por meio da sua embaixada em Brasília.
A proposta será executada pelo ICMBio em parceria com o Funbio e apoio da SBio MMA. 

Os objetivos do projeto são construir um sistema de governança participativa e integrada para os sítios Ramsar na região dos manguezais amazônicos e construir uma visão regional de conservação e desenvolvimento sustentável.

Focamos mais nos sítios Estuário do Amazonas e seus Manguezais e Cabo Orange, sob responsabilidade sobretudo do ICMBio, com supervisão do MMA. Mas gostaríamos também de considerar os sítios Baixada Maranhense e Reentrâncias Maranhenses, sob responsabilidade do Estado do Maranhão, com supervisão do MMA. E há possibilidade do ingresso futuro de outras unidades de conservação, de todos níveis.

Esse pequeno projeto nos permitirá construir essa proposta de governança, o quanto antes. A base do reconhecimento pela Convenção de Ramsar são as unidades de conservação. E nessa região é fundamental incluir também a representação das populações tradicionais nesse sistema de governança.

Entendemos que devemos também construir, em um ano, uma visão inicial para promovermos a conservação da natureza e o desenvolvimento sustentável das comunidades dessa área. 
Esta visão nos permitirá também orientar os próximos esforços de captação de recursos, que esperamos sejam muito mais significativos. 

Gostaríamos de convidar-lhes para participar das duas oficinas iniciais de nivelamento e mobilização para a gestão dos sítios Ramsar dos manguezais amazônicos.
A primeira reunião, para os estados de Amapá e Pará, será em Belém, PA, no dia 22 de novembro, entre 10h e 18h. Em breve enviaremos a confirmação do local.
A segunda, para os estados de Maranhão e Piauí, além da pequena parte do Ceará, será em São Luís, MA, no dia 23 de novembro, entre 10h e 18h, no auditório do CNPT ICMBio.
Em breve teremos mais detalhes da programação.

Esperamos a participação dos gestores de unidades de conservação, de lideranças comunitárias, organizações de pescadores, ICMBio, órgãos estaduais e locais responsáveis por unidades de conservação e de meio ambiente, especialistas e cientistas e parceiros.

Sabemos que a data está muito próxima e que estas reuniões iniciais não serão organizadas da forma ideal, mas consideramos muito importante darmos início a esta mobilização o quanto antes, para o marco inicial, e avançarmos melhorando passo a passo.

mais informações:  disat@icmbio.gov.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!