Em Decreto Estadual Nº 21.797, do dia 15 de dezembro de 2005, a área com tamanho total de 120 hectares, seu Bioma é de 100% de Amazônia Legal e Formações Pioneiras, ganha reconhecimento. Sendo os órgãos públicos responsáveis pela Proteção, o Governo do Estado do Maranhão, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA).
O Parque Estadual do Sítio do Rangedor é uma Reserva Florestal localizada atrás da Assembléia Legislativa do Maranhão (ALEMA) no bairro do Cohafuma.
De um total de 120 hectares de área do parque, apenas 7 hectares terão intervenções urbanísticas com a obra para a construção dos espaços de desporto e lazer. Todo o restante será recuperado e reflorestado. A área aproveitada para instalação desses novos espaços estava degradada pelo desmatamento que o parque sofria há algumas décadas, o que comprometeu cerca de 44% da área total.
“Essa obra veio trazer mais segurança para que o Parque do Rangedor se preserve, por exemplo, nós temos aqui 44% de área degradada, vamos utilizar apenas 7% desse que estava desmatado, o restante da área será toda reconstituída, recuperada e reflorestada pela secretaria”, afirmou Marcelo Coelho, secretário de Meio Ambiente.
Governo promoveu a revitalização de vários parques. (Foto: Gilson Teixeira) |
Após concluída a obra, o espaço contará com praças, pista de caminhada, ciclovia, trilhas naturais, parques infantis, academias, campo de futebol gramado, campo de beach soccer, quadras poliesportivas, quadras de tênis, quadras de futevôlei e espaços de convivência.
O Sítio do Rangedor, serve como reguladora climática da Ilha de São Luís absorvendo a água das chuvas e reabastecendo os lençóis freáticos, além de ser uma reserva da fauna e flora Maranhense, atuando como refúgio para espécies como jacaré, raposa, cotia e diversas espécies de aves.
Podemos encontrar no Sítio do Rangedor nascente do Rio Calhau e Brejos. Os animais que compõe a fauna do local, são jacarés, raposas, cutias, macacos, capijuba,pássaros,lagartos,pacas, tatus, borboletas entre outros não catalogados. Na flora do Sítio Rangedor pode-se observar vitória-régia, coqueiros, tucum, buriti, juçara, anajá, manga, murici, caju, saputi, cajá, bananeiras, embaúba, castanheiras, bambu, mamona, bacuri, pequi e o regionalíssimo babaçu.
ESTAÇÃO ECOLÓGICA SÍTIO RANGEDOR ESEC
A guardiã da floresta é feita pela Rita Fiquene - Presidente da Associação de Preservação Ambiental Rangedor (APAR), pesquisadora socioambiental: Gissele Soares - Chefe do Departamento de Educação Ambiental da Sema,Eliane Alradef.
Como denunciar Crimes Ambientais?
Ligue (98)3268-4184
Delegacia de Meio Ambiente
Fones: 3221-1488 - Gabinete: 3221-1471
Mapa do Sítio do Rangedor:
CONFIRA O PLANO DE MANEJO DO SÍTIO RANGEDOR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!